Diário de Notícias

Apurado sem aflições de última hora? É só a 3. ª vez

HISTÓRICO Depois dos Mundiais de 1966 e 2006, Portugal volta a apurar- se para uma grande prova sem precisar do último jogo

-

Portugal joga domingo na Sérvia sem precisar de fazer contas de última hora. Graças à vitória de ontem, a seleção garantiu presença no Euro 2016, num feito raro da equipa nacional. É apenas a terceira vez que Portugal assegura o apuramento para uma grande competição ainda antes da última jornada de qualificaç­ão, depois de o ter conseguido na caminhada para os Mundiais de 1966 e de 2006.

Essa fase de qualificaç­ão para o Mundial disputado na Alemanha, na ressaca da “tragédia grega” da final do Euro 2004, foi mesmo a melhor da história da seleção. Portugal, sob o comando de Scolari, venceu de forma folgada o grupo 3 da zona europeia, com sete pontos de vantagem sobre a Eslováquia.

Esse apuramento para o Mundial de 2006 tinha sido também o último, até aqui, a ser ganho por Portugal, que desde então acumulou quatro segundos lugares consecutiv­os nas fases de qualificaç­ão para Europeus e Mundiais. Agora, Portugal carimba o apuramento e de novo com o primeiro lugar. Mas, mais importante do que tudo isso, garante o pleno de qualificaç­ões desde a viragem de milénio. Desde o Euro 2000 que Portugal não falha um grande palco de seleções. O que mantém a seleção num grupo restrito com companhia de luxo: Alemanha, Itália, Espanha e França, a próxima anfitriã.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal