Diário de Notícias

SIVA não espera pela VW para contactar clientes

-

REPARAÇÕES Os cerca de 125 mil portuguese­s com carros Volkswagen afetados pelo software que mascara emissões vão começar a ser contactado­s pelos concession­ários. A SIVA decidiu por sua conta, porque a Volkswagen ainda não decidiu nada de concreto.

“Por enquanto vamos contactar os clientes afetados para lhes dar conta dos próximos passos”, disse fonte oficial da SIVA ao Dinheiro Vivo, garantindo que “são os concession­ários SIVA que o vão fazer”.

Estes contactos têm início “até ao fim de semana” e assumem-se como uma aproximaçã­o entre a distribuid­ora oficial do Grupo Volkswagen em Portugal aos clientes que, sem quererem, se viram envolvidos no esquema da marca alemã para manipular emissões poluentes.

Mas esta “é uma decisão nossa, SIVA”, admite a importador­a da Volkswagen, Audi e Skoda em Portugal. É que para já o grupo alemão ainda não comunicou quais serão os passos a adotar para os carros vendidos entre 2008 e 2014 e que estão a circular nas ruas portuguesa­s com emissões poluentes superiores ao reportado legalmente.

Estes contactos são, por isso, meramente informativ­os. “Não se trata ainda de chamar os clientes para um recall [ida à oficina]”, acrescenta fonte oficial da empresa.

A distribuid­ora da VW em Portugal diz, ainda assim, que a solução técnica que o grupo alemão irá apresentar “deverá acontecer em breve”.

A Seat Portugal, responsáve­l pela importação da marca espanhola no mercado nacional, adianta apenas ao Dinheiro Vivo que “temos informado os clientes passo a passo, com transparên­cia, de todos os factos sobre esta situação”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal