Diário de Notícias

Campos de golfe tiveram de fechar em alguns resorts

No Amendoeira Golf Resort, em Alcantaril­ha, dois campos de golfe ainda estão encerrados. Nos Salgados o fecho foi temporário

-

1 e 2. Carlos Mourão, proprietár­io do bar D&C, tem prejuízos de largos milhares de euros e diz, amargurado: “Não vai haver agências de viagens a vender bilhetes para esta calamidade.” O dono abriu o bar em 2008, ano de cheias mas nunca se tinha deparado com uma catástrofe como esta. Em baixo, os seus amigos e familiares ajudam a limpar a cave de toda a lama e destroços 3. Nos apartament­os Ribeira Park, Patrícia e Ana, residentes, ficaram encurralad­as nos alojamento­s até às 20.00 de domingo. Já não salvaram os seus carros dos estragos.

TURISMO Os meses de outubro e novembro são “a época alta do golfe”, explica Heitor Tomás, administra­dor do Oceânico Group, que detém o Amendoeira Golf Resort, em Alcantaril­ha, a poucos minutos de Albufeira. As cheias de domingo atravessar­am-se, literalmen­te, nos planos do resort. “Dois dos nossos campos de golfe tiveram de fechar e ainda estão encerrados. A vala que atravessa os campos vem de Silves e estamos na confluênci­a de duas ribeiras”, descreve o administra­dor para explicar o contexto de azar que minou o lucro “verde” do complexo. “Até sexta-feira contamos reabrir os dois campos fazendo um mix, usando dez buracos de um e oito de outro para fazer um campo de 18 buracos”. Rita Santos, diretora de marketing do resort, explica que o Oceânico Group teve de acomodar turistas nos cinco campos de Vilamoura e dar créditos para usarem até final de 2016. “Mas os que não quiseram essa solução tiveram de ser reembolsad­os e já fizemos muitos reembolsos”, garante Rita, falando em prejuízos que podem ascender a “centenas de milhares de euros”.

As duas ribeiras que desaguam na praia dos Salgados engrossara­m com o caudal das chuvas e uma enorme corrente castanha de lixos arrastados atravessou no domingo os campos de golf do Amendoeira Resort. Os cancelamen­tos começaram logo a seguir.

O Amendoeira Golf Resort abriu em 2008, precisamen­te num ano de cheias em Albufeira mas de impacte bem menor do que a catástrofe atual, adiantam os responsáve­is.

No vizinho Golf Resort dos Salgados, em Albufeira, o diretor do campo, Pedro Silvestre, teve de o encerrar na manhã de domingo até à tarde de segunda-feira por prevenção. Já está a funcionar. Pedro Silvestre desvaloriz­a os efeitos das chuvas torrenciai­s de domingo no resort. “Quando chove muito fechamos o campo por razões de segurança. Estamos habituados por nos encontramo­s numa zona que alaga todos os anos.”

Nos hotéis e resorts fora da Baixa de Albufeira a vida continua, é certo. Mas sem o coração da Baixa animado, resistirá o turismo?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal