Diário de Notícias

Dezenas de concertos em 14 locais. Regressa o Mexefest

Foi ontem apresentad­o o cartaz completo do Vodafone Mexefest, que a 27 e 28 deste mês volta à Avenida da Liberdade

-

MIGUEL JUDAS São muitas as novidades preparadas para a edição deste ano do Mexefest, que volta a animar Lisboa com dois dias de concertos ao longo do eixo da Avenida da Liberdade. Sob o signo da descoberta, de novas sonoridade­s mas também de muitos locais que não fazem parte dos roteiros mais habituais da capital, o festival irá decorrer em simultâneo em 14 espaços diferentes. Uma das novidades deste ano, para além do regresso dos espetáculo­s ao Teatro Tivoli, é a inclusão do Tanque, um novo espaço para eventos culturais, que funcionará dentro da piscina do Ateneu Comercial de Lisboa.

Outra estreia que promete dar que falar é o Vodafone Blackout Room, apresentad­o como “uma experiênci­a sensorial única”, que será, de acordo com a organizaçã­o, “a grande novidade da edição de 2015”. Estará instalado na Sala 3 do Cinema São Jorge, onde os concertos irão acontecer às escuras, estando ainda por revelar quais os artistas que aceitaram este desafio. A estas salas juntam-se todas as outras, já conhecidas das edições anteriores: Cinema São Jorge (Salas Manoel de Oliveira e Montepio), Garagem EPAL, Palácio Foz, Estação Ferroviári­a do Rossio, Ateneu Comercial de Lisboa, Sociedade de Geografia de Lisboa, Coliseu dos Recreios, Igreja de São Luís dos Franceses, Casa do Alentejo e oVodafone Bus.

Quanto aos concertos e para além dos principais nomes já conhecidos, como Benjamin Clementine, Villagers, Roots Manuva, Ariel Pink ou Patrick Watson, foram ontem também apresentad­os as últimas confirmaçõ­es que completam o cartaz. Entre estas, nota para nomes como Beautify Junkyards, Best Youth, Cave Story ou Holy Nothing, entre muitos outros projetos nacionais, numa “clara aposta do festival na música portuguesa”, e ainda as estreias no nosso país da norueguesa Jenny Hval, do DJ e produtor holandês San Holo e dos australian­os The Babe Rainbow. De destacar ainda a iniciativa Ciência Rítmica Avançada, uma curadoria do jornalista Rui Miguel Abreu, que irá reunir alguns nomes da nova geração do hip hop/soul/R&B/reggae nacional, como Bison & Squareffek­t, Roger Plexico, Nerve e DJ Firmeza ou a presença do Coletivo Bomba de Oxigénio, composto por Tiago Santos, Carlos Cardoso, Ricardo Guerra e Mary B.

A distribuiç­ão dos artistas por dias e salas e os horários de todas atuações estão disponívei­s para consulta a partir de hoje na appVodafon­e Mexefest. Mas, porque o mais difícil é mesmo escolher, a organizaçã­o convidou cinco personalid­ades do panorama artístico/cultural nacional para desenharem roteiros de acordo com os seus próprios gostos. São eles os radialista Inês Meneses e Joaquim Quadros, o jornalista Rui Miguel Abreu, o fotógrafo, realizador e baterista Paulo Sagadães e o realizador e músico André Tentúgal. Outra novidade é a integração na app do festival de roteiros INVIITA – que permite criar roteiros de acordo com o estado de espírito dos utilizador­es, através da utilização de emojis – os quais, espera-se, sejam todos muito sorridente­s…

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal