Diário de Notícias

Contos de Hans Christian Andersen juntos em livro

Obra do escritor dinamarquê­s chega às livrarias com pela mão da Temas e Debates. Inclui três histórias da “fase portuguesa”

-

EDIÇÃO O livro Contos, com quase mil páginas de histórias escritas pelo autor dinamarquê­s Hans Christian Andersen, destinadas a todos os públicos, é publicado na próxima semana, em Portugal, pela Temas e Debates. O livro reúne 156 contos de fadas para crianças e histórias para jovens e adultos, “dos mais populares aos menos conhecidos, dos mais alegres aos mais sombrios”, descreve a editora. Muitos estão publicados em Portugal em antologias, adaptações por outros autores e em álbuns ilustrados.

Num só volume, com 995 páginas, Contos apresenta histórias que fazem já parte do imaginário dos leitores, que sobreviver­am à passagem do tempo, desde que foram publicados, em meados do século XIX. Entre eles estão A Sereiazinh­a, OValente Soldado de Chumbo, A Princesa e a Ervilha, O Patinho Feio, A Rapariguin­ha dos Fósforos e Polegarzin­ha. Juntam-se O Filho do Porteiro, O Cometa, Histórias do Raio de Sol, três contos publicados em 1866, ano em que Hans Christian Andersen viveu uma temporada em Portugal. Sem ilustraçõe­s ou introdução,

apresenta um índice com os 156 contos e uma curta biografia. Hans Christian Andersen nasceu em Odense a 2 de abril de 1805 e morreu em Copenhaga a 4 de agosto de 1875. Apesar de ter escrito romances, poesia e relatos de viagens, Andersen é hoje considerad­o um dos mais importante­s escritores de livros para a infância e juventude, com adaptações de histórias da tradição oral e criação de textos inéditos que incorporam temas universais e intemporai­s.

Este livro junta-se a um catálogo da Temas e Debates que já inclui Contos completos (2012), dos irmãos Wilhelm e Jacob Grimm, e Todos os Contos (2014), de Edgar Allan Poe.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal