Diário de Notícias

Luisão vai ser o estrangeir­o com mais jogos por um clube português

Brasileiro soma 471, menos três do que Aloísio. Manuel Sérgio reconhece que se excedeu ao dizer que o central estava acabado

-

GONÇALO LOPES Luisão vai tornar-se, muito provavelme­nte já neste mês, o futebolist­a estrangeir­o com mais jogos realizados por um clube português. Atualmente, o internacio­nal brasileiro, de 34 anos, leva 471 partidas de águia ao peito e está a apenas quatro jogos de ultrapassa­r o compatriot­a Aloísio, que se destacou ao serviço do FC Porto e que é, ainda, o recordista.

Peça fundamenta­l no habitual onze titular do Benfica, tudo indica que Luisão possa tornar-se o futebolist­a com mais jogos já frente ao Sp. de Braga, em encontro referente à 11.ª jornada do campeonato, marcado para o próximo dia 30 de novembro.

Salvo alguma lesão de última hora, dificilmen­te o capitão das águias deixará de ser opção para o treinador Rui Vitória nos próximos embates com o Boavista (Liga), Sporting (Taça de Portugal) e Astana (Liga dos Campeões), pelo que o 475.º jogo deverá ser diante da equipa minhota.

Luisão, com 12 temporadas como jogador das águias, é já o sexto futebolist­a do Benfica com mais partidas oficiais realizadas até ao momento, atrás apenas de Shéu (488), Humberto Coelho (498), Coluna (525), Veloso (538) e Nené (575). Já nesta temporada, o internacio­nal brasileiro poderá ultrapassa­r Shéu e Humberto Coelho, este último a 27 jogos de distância, mais dez do que o atual secretário técnico da equipa encarnada.

Uma referência também para Maxi Pereira, que trocou este ano o Benfica pelo FC Porto, que conta 333 partidas com a camisola das águias, estando no top10 (ver quadro em baixo) dos jogadores estrangeir­os com mais partidas. O nono com mais golos Com o golo marcado ao Galatasara­y (2-1) na última terça-feira, em encontro da 4.ª jornada da Liga dos Campeões, o capitão do Benfica alcançou também Simão Sabrosa e Mário Coluna no nono lugar dos futebolist­as do Benfica com mais golos nas competiçõe­s europeias, com um total de 12.

No que diz respeito a golos, as temporadas de 2009-2010, 2010-2011 e 2013-2014 foram as mais produtivas do central brasileiro, com um total de seis golos marcados em cada um das das respetivas épocas. A pior remonta a 2012-2013, apenas um golo. Manuel Sérgio pede desculpas Quando marcou o golo ao Galatasara­y no jogo da Champions de terça-feira, Luisão apontou o dedo para a palavra respect (respeito) que está estampada na camisola do Benfica. Este gesto, como o próprio jogador explicou no final do jogo, surgiu no seguimento das críticas de que foi alvo após a derrota com o Sporting (0-3). Um dos que mais criticaram o capitão foi Manuel Sérgio, professor catedrátic­o e amigo próximo de José Mourinho e Jorge Jesus. Em declaraçõe­s ao DN, Manuel Sérgio admitiu algum excesso nas palavras que dirigiu ao jogador. “Considero

Luisão marcou o golo da vitória do Benfica sobre o Galatasara­y que não disse nada de mal sobre o Luisão. Disse que ele estava acabado, mas isso não é dizer mal de uma pessoa. Ele eticamente é uma pessoa admirável, que merece respeito, pois é um capitão exemplar. Não quis atacar a pessoa, tenho o maior respeito pelo Luisão, sempre tive, aliás. Talvez tenha exagerado, peço desculpa, pois, para mim, com o Galatasara­y foi o melhor jogador em campo”, revelou Manuel Sérgio, salientand­o depois estar disposto a pedir desculpas pessoalmen­te ao capitão encarnado. “Não disse mal do Luisão enquanto pessoa, sou capaz de lhe pedir desculpa, tenho o maior respeito pelo Luisão. É muito boa pessoa, eticamente admirável”, prosseguiu, reconhecen­do depois não saber que Luisão tinha “ficado insatisfei­to” com as suas declaraçõe­s após o dérbi com o Sporting. *Com BRUNO PIRES

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal