Diário de Notícias

Sporting não vence fora há mais de quatro anos. Jesus desconheci­a

Desde 2011 que os leões não sabem o que é ganhar um jogo europeu fora de Alvalade. Vencer hoje o Skënderbeu é decisivo para manter aspirações na competição

-

O Sporting de Jorge Jesus realizou ontem um treino num campo em Tirana, perto do hotel onde a comitiva está instalada

ISAURA ALMEIDA O Sporting não ganha fora de casa em jogos das competiçõe­s europeias há mais de quatro anos. Mais precisamen­te desde 15 de setembro de 2011, ano em que os leões venceram em Zurique (2-0). Desde então, a equipa leonina fez 16 viagens entre a Liga dos Campeões e Liga Europa e regressou sempre sem motivos para festejar (cinco empates e 11 derrotas).

E hoje (20.05, SIC) como será frente ao Skënderbeu, na Albânia? “Estamos mais focados no que é ganhar o jogo em função de abrir uma porta para passar à próxima fase, mas se juntarmos a isso esse pormenor do recorde [sem vencer fora há 16 jogos], melhor. Mas o foco não não está aí. Eu, pelo menos, nem sabia disso”, confessou Jesus, admitindo que “é fundamenta­l” vencer, até porque “o objetivo é ir o mais longe possível na Liga Europa”. E neste momento os leões estão em 3.º do grupo H, com menos um ponto do que o Besiktas e três do que o Lokomotiv de Moscovo. Jorge Jesus deixou em Lisboa algumas das referência­s da equipa, casos de Teo Gutiérrez, William Carvalho e Bryan Ruiz. O primeiro, por opção, os outros dois por estarem limitados fisicament­e. Por isso os jovens Bruno Paulista e Matheus Pereira foram chamados, tal como João Mário e Adrien, que regressam depois de cumprir castigo.

Questionad­o sobre a rotativida­de do plantel, o treinador lembrou que a estratégia “está a sair bem a 100% no campeonato”, em que os leões lideram isolados. Além disso, “tem ajudado os jovens jogadores a crescer”. E João Mário concorda. “É importante todos jogarem, o grupo está confiante, todos dão o seu contributo à equipa, tanto o Matheus como o Gelson, e podemos descansar mais. Quem joga tem de dar o máximo e ajudar a equipa”, defendeu o jogador, que volta à equipa após três jogos de castigo: “Não foi fácil não poder dar o meu contributo, mas estou contente por estar de regresso.” Esclarecer polémica com árbitro O técnico dos leões remeteu para a conferênci­a de imprensa de antevisão do Arouca-Sporting, no sábado, Sá Pinto pretende um Belenenses “destemido e ambicioso” hoje frente ao Basileia (20.05, Sport TV ) e admitiu que seria um “sonho” terminar a quarta jornada na liderança do Grupo I da Liga Europa.

O treinador da equipa do Restelo espera um “Basileia mais forte” do que no primeiro jogo na Suíça (vitória dos azuis por 2-1). “É uma oportunida­de única para fazermos história. Não temos a responsabi­lidade de ganhar e passar, mas temos de acreditar que conseguimo­s ganhar a qualquer adversário. Os jogadores têm de acreditar que podem fazer história.”

Já o Sp. Braga (18.00 SportTV ) é uma das quatro equipas que podem apurar-se hoje para a fase seguinte da Liga Europa se vencer o Marselha. Se o fizer alcança 12 pontos em quatro jogos, um feito inédito para equipas portuguesa­s nesta prova. “Tal como a geografia, a matemática não é o meu forte. Não fiz contas. Temos de manter a ambição e vencer. Depois peço a alguém que me ajude a fazer as contas”, disse Paulo Fonseca, que ouviu elogios do técnico do Marselha: “O Sp. Braga não tem altos e baixos, é excelente.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal