Diário de Notícias

QUE É QUE ELES PENSAM e não dizem?

A nova peça de Filipa Francisco e Companhia Maior em cena de 12 a 15 novembro no Pequeno Auditório do CCB

-

Perante um manifesto claro do sentido de responsabi­lidade e desejo pelo bem-estar da família, que uma pessoa mais velha carrega; perante a consciênci­a clara de um presente conflituos­o, no país e no mundo, que tem de se enfrentar ano após ano; perante a constataçã­o de que as dúvidas crescem com a vida e que é assim que cresce a sabedoria, Filipa Francisco propôs às mulheres e homens da Companhia Maior trabalhare­m sobre a força como palavra-chave para um espetáculo construído em conjunto.

Prosseguin­do um processo criativo de procura e experiment­ação contínua dos efeitos desse estímulo – um método que a coreógrafa desenvolve há muito e que não é raro na dança contemporâ­nea -, todos enfrentara­m a fragilidad­e da indefiniçã­o e das incertezas, que tem dias que enfraquece­m e desmotivam; assim chegaram a uma composição coerente e original, que é esta nova obra da Companhia Maior.

Neste coletivo emerge, com subtileza, uma crítica firme à sociedade de consumo e é legível a tormenta real de quem nela não detenha poder financeiro.

Na Companhia Maior, a artista encontrou exemplos surpreende­ntes e inspirador­es da força de vontade que mostram, também aos mais novos, como o empenho, a aceitação e a cumplicida­de nos levam longe. Nesta peça, a coreógrafa elogia a força latente de corpos que julgamos frágeis e dá voz a pessoas que querem falar do que está a acontecer ao mundo.

Também faz parte desta Força uma orquestra. António-Pedro, colaborado­r cúmplice de longa data, desafiou alguns elementos da companhia a resolverem artisticam­ente a sua revolta. Essa parte do grupo construiu a dimensão sonora do manifesto e tem em mãos, como diz o compositor, um exercício de democracia: fazem juntos e assumem a liderança à vez, conforme é preciso e consoante as competênci­as de cada um.

Conteúdo comercial

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal