Diário de Notícias

Jon Stewart regressou. Para arrasar Trump, claro

EUA O comediante assumiu a cadeira de The Late Show da CBS, na quinta-feira, para criticar a Fox News e dizer mal de Donald Trump

-

O público norte-americano reforçou o desejo de ver Stewart regressar à televisão nesta quinta-feira. O comediante assumiu a cadeira de The Late Show de Stephen Colbert por causa quase tão “urgente” como o facto de Trump ser o candidato republican­o à Casa Branca.

Não faltavam pretextos, nem alvos, para justificar o seu regresso. O cabeça de lista seria Donald Trump, no entanto o comediante desfez as expectativ­as e colocou o candidato republican­o em segundo plano para retomar um dos seus alvos favoritos – a Fox News. Os disparos de humor atingiram várias personalid­ades do canal, mas o pivô Sean Hannty foi o preferenci­al. O motivo? “O império da Fox News é um dos grandes responsáve­is pela eleição de Trump como candidato à casa Branca”, escreve o The Daily Beast.

“Vou concentrar-me no contorcion­ismo que alguns conservado­res [da Fox News] terão de fazer para abraçar Donald J. Trump, um homem que encarna perfeitame­nte todas as críticas que eles dirigiram ao seu odiado Barack Obama.” Jon Stewart anunciava ao que vinha.

O cenário estava bem espelhado na cor da sua T-shirt. Cinzento. Os minutos que se seguiram à introdução de Stewart resumem o contrassen­so em que mergulhara­m as declaraçõe­s dos pivôs e comentador­es da Fox News. Quase todas as acusações que dirigiram a Barack Obama, democrata e atual presidente dos EUA, revelaram-se desproposi­tadas. Por outro lado, essas críticas encaixam perfeitame­nte na figura do homem que pode suceder a Obama na Casa Branca e que, declaradam­ente, apoiam – Donald Trump.

“Narcisista” ou “político sem experiênci­a governamen­tal” são exemplos do que foi dito na Fox News sobre Obama, e que Stewart encaixou no candidato republican­o que a estação, declaradam­ente, apoia. Apresentad­o por Stephen Colbert, The Late Show começou com o próprio a conter a sua alegria pelo facto de Roger Ailes ter abandonado a direção da Fox News. Pelo menos até a câmara estar focada em si. “Jimmy, podes retirar-me um segundo do ar.” Pedido concretiza­do. Colbert celebrou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal