Diário de Notícias

André Gomes poderá custar um total de 70 milhões ao Barcelona

Real Madrid só oferecia 50 milhões pelo médio. Catalães convencera­m o Valência com um contrato por objetivos

-

Num raide de última hora, o Barcelona garantiu a contrataçã­o do internacio­nal português André Gomes, que chegou a estar perto do Real Madrid. O negócio até já estava praticamen­te concluído, a troco de 50 milhões de euros, mas os catalães numa jogada de mestre convencera­m o Valência com um bolo total que poderá render 70 milhões no futuro.

Para já, o Valência receberá apenas metade dessa verba, ou seja, 35 milhões de euros. Outros 20, de acordo com a imprensa espanhola, serão fáceis de atingir consoante algumas premissas acordadas entre os dois clubes. Mais complicado­s serão os restantes 15, que terão por base um determinad­o número de jogos que André Gomes faça no Barcelona, outros objetivos individuai­s e ainda performanc­es desportiva­s do clube catalão.

Ou seja, feitas as contas, 55 milhões parecem praticamen­te garantidos, não para já, mas num futuro relativame­nte próximo. A oferta do Real Madrid ficava-se apenas pelos 50, sem direito a variáveis.

Quem já abordou a contrataçã­o de André Gomes foi o seu futuro colega de equipa, o uruguaio Luis Suárez. E o avançado não poupou em elogios na hora de falar do internacio­nal português de 22 anos que se sagrou campeão da Europa em França. “No ano passado era um dos jogadores que mais faziam a diferença no Valência. É um grande jogador e já demonstrou isso aqui no campeonato espanhol. Vem para ajudar, para melhorar a equipa, e isso é importante. Estamos felizes por poder contar com ele”, salientou o goleador uruguaio.

Com a chegada à Cidade Condal, André Gomes torna-se o nono português a representa­r o Barcelona. Depois de Mendonça (o pioneiro), Luís Figo, Vítor Baía, Fernando Couto, Simão Sabrosa, Edgar Ié, Ricardo Quaresma e Deco, chega agora a vez do ex-jogador do Benfica. O campeão europeu de seleções tem à sua espera um contrato válido para as próximas cinco temporadas, a troco de cinco milhões de euros por ano, de acordo com a imprensa do país vizinho.

Benfica recebe 5 milhões para já Com esta transferên­cia quem também fica a lucrar é o Benfica. Quando da negociação de André Gomes para o Valência, em 2014-2015, a troco de 15 milhões de euros, as águias ficaram com direito a 25% de uma mais-valia futura.

Como este negócio foi, para já, de 25 milhões, o Benfica tem então direito a 25% de 20 milhões – subtraem-se os 15 que o Valência tinha pago. São então cinco milhões que entram de imediato nos cofres das águias, podendo esse valor chegar a um total de 13,75 milhões caso o Barcelona acabe por ter de pagar a totalidade dos 70 milhões ao Valência.

Quem não terá direito a um cêntimo serão dois dos clubes de formação de André Gomes, o Pasteleira e o Boavista. De acordo com o regulament­o de transferên­cias da FIFA, todos os clubes que formam um jogador, até aos 23 anos, têm direito ao chamado mecanismo de solidaried­ade. Essa regra, no entanto, não se aplica nesta transferên­cia, pois apenas se aplica em negócios entre clubes de países diferentes. G.L.

 ??  ?? André Gomes foi campeão europeu em França por Portugal
André Gomes foi campeão europeu em França por Portugal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal