Diário de Notícias

Trovoada recusa demitir Comissão Eleitoral

Segunda volta das eleições presidenci­ais decorrerá a 7 de agosto entre Evaristo de Carvalho e Manuel Pinto da Costa

-

O primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, afirmou ontem que não vai demitir a Comissão Eleitoral Nacional (CEN), como exigem as candidatur­as de Manuel Pinto da Costa, Maria das Neves e os partidos da oposição parlamenta­r. “Nós temos confiança no processo eleitoral e na Comissão Eleitoral, que é composta por pessoas de vários partidos, e temos confiança no presidente da comissão”, disse Trovoada em conferênci­a de imprensa.

“Aqueles que se calhar têm o sentimento de não poder vencer as eleições têm de portar-se de uma maneira digna e consequent­e e sobretudo evitarem manchar o bom nome de São Tomé e Príncipe, das nossas instituiçõ­es e do nosso processo democrátic­o”, sublinhou o chefe do executivo. Trovoada acusa “alguns setores políticos” de quererem “paralisar o país”, numa referência aos partidos da oposição.

“Quando eles não estão no poder, o país não pode avançar e nós devemos muito serenament­e dizer aos são-tomenses que não há nenhuma razão para que o processo não continue na normalidad­e até ao dia 7 de agosto”, data em que está prevista a segunda volta das eleições, segundo os resultados provisório­s entretanto apurados. Trovoada apelou “ao bom senso”, alertando para o facto de o país estar no meio de uma “eleição presidenci­al que é de grande importânci­a”.

“Essa eleição decorreu bem na primeira fase e tudo está a ser preparado para a segunda volta”, explicou, acusando as candidatur­as de Maria das Neves e de Pinto da Costa de agirem de forma “muito incongruen­te”. “Pessoas que reclamavam uma segunda volta agora querem a anulação de todo o processo. É preciso ter calma, as leis são para toda a gente, não são só para os vencedores nem para os perdedores.

A ADI admitiu que Evaristo de Carvalho “perdeu centenas e centenas de votos com a recontagem”. Manuel Pinto da Costa e Evaristo de Carvalho que vão disputar a segunda volta. Os resultados provisório­s anunciados no dia das eleições apontavam para uma vitória à primeira volta de Evaristo Carvalho com 50,1% dos votos contra 24,8% do recandidat­o ao cargo Manuel Pinto da Costa e 24,1% de Maria das Neves (apoiada pelos partidos da oposição parlamenta­r). Lusa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal