Diário de Notícias

FILME “OU TODOS OU NENHUM” APOIA PAR

Integração dos refugiados é retratada de forma inédita pelo comediante Kheiron

-

Nomeado para Prémio de Melhor Primeiro Filme (CÉSAR 2016), “Ou Todos Ou Nenhum” é uma comédia francesa que aborda com humor a história verídica de uma família de refugiados pela voz do comediante Kheiron. Ator principal, realizador e argumentis­ta nesta que é a sua primeira produção, Kheiron narra as venturas e desventura­s verídicas da sua própria família, desde o Irão, de onde foge, até à segurança e liberdade, que virá a encontrar em França.

“Ou Todos Ou Nenhum”, uma história otimista sobre o sucesso da integração de uma família de refugiados, chegou às salas de cinema em parceria com a PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados, uma rede de organizaçõ­es da sociedade civil, que surgiu para minimizar o impacto da grave crise humanitári­a que se vive atualmente a nível mundial e que tem desempenha­do um papel prepondera­nte na integração de famílias refugiadas.

Uma percentage­m (5%) das vendas de bilheteira reverterá a favor da missão PAR Linha da Frente@ Grécia, um programa de voluntaria­do promovido pela PAR para apoio aos refugiados que chegam à Grécia, nomeadamen­te à ilha de Lesbos e a Atenas, e que funciona em coordenaçã­o com organizaçõ­es locais como a Cáritas e o JRS (Serviço Jesuíta aos Refugiados).

Nas últimas semanas, no âmbito da PAR Famílias, foram acolhidos aproximada­mente 175 refugiados, o que correspond­e a 42 famílias que neste momento estão a ser acompanhad­as por várias instituiçõ­es que integram a plataforma, por todo o País.

“Com este tipo de iniciativa­s, a PAR pretende apoiar os refugiados que estão ainda em circunstân­cias muito difíceis, através de equipas de voluntário­s que se encontram na Grécia, em Lesbos e em Atenas, inserido no Programa PAR Linha da Frente.”, refere Rui Marques, responsáve­l pela Plataforma de Apoio aos Refugiados e Presidente do Instituto Padre António Vieira.

De uma pequena vila no sul do Irão até às tumultuosa­s ruas de Paris, o comediante Kheiron conta-nos a história dos seus pais, Hibat e Fereshteh, um casal de eternos otimistas.

Seguimos a sua viagem e o cresciment­o da sua família através de crises políticas, revoluções, prisão, assassinat­os e suicídios. Apesar disso, “Ou Todos Ou Nenhum” é, no seu âmago, uma comédia sobre valores universais como o amor familiar, o valor da vida, e, acima de tudo, o ideal de vivermos juntos.„

UMA PERCENTAGE­M (5%) DAS VENDAS DE BILHETEIRA REVERTERÁ A FAVOR DA MISSÃO PAR LINHA DA FRENTE@GRÉCIA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal