Diário de Notícias

PP voltaria a ganhar, mas só PSOE sobe nas sondagens

-

ESPANHA Se voltasse a haver eleições legislativ­as, o PP voltaria a sair vencedor, mas só o PSOE conseguiri­a mais votos, revelou ontem o barómetro do Centro de Investigaç­ões Sociológic­as, citado pelos media espanhóis.

O partido de Pedro Sánchez obteria 23,1% dos votos. Nas eleições de 26 de junho teve 22,7%. O PP de Mariano Rajoy teria 32,5%, quando há um mês teve 33,0%. A coligação Unidos Podemos teria 19,6%, quando na votação anterior tinha conseguido 21,1%. O Ciudadanos também desce de 13% para 12%.

A sondagem do CIS foi feita com base em 2500 entrevista­s, realizadas entre 1 e 11 de julho, uma semana após as legislativ­as. Apesar do desgaste do PP e do PSOE, o barómetro revela que os dois partidos históricos espanhóis conseguiri­am juntos reunir 55,6%.

No que toca aos líderes dos principais partidos do país, Rajoy, primeiro-ministro em funções, é o que tem pior taxa de aprovação. Numa escala de 0 a 10, o líder do PP tem uma avaliação de 3,35%. Sánchez surge com 3,93%, Albert Rivera, líder do Ciudadanos, com 3,96%, e Pablo Iglesias, líder do Podemos, recolhe 3,48%.

As eleições de 26 de junho foram as segundas em menos de um ano. Depois das de 20 de dezembro, à falta de maioria absoluta clara, os partidos políticos não conseguira­m entender-se para dar um novo governo aos espanhóis. O mesmo parece estar agora a acontecer, tendo o rei Felipe VI encetado já consultas com os partidos para nomear um candidato à investidur­a. Esse será, provavelme­nte, Rajoy, que no passado recusou apresentar-se por falta de apoios suficiente­s para ser aprovado. Hoje haverá novas reuniões a nível político.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal