Diário de Notícias

Mack Horton roubou ouro a Sun Yang e abriu guerra Austrália-China

Australian­o chamou batoteiro ao chinês, por em 2014 ter acusado doping,e foi atacado nas redes sociais, mas não pediu desculpa

-

De quem é a culpa? Do provocador bad boy da natação chinesa ou do novo menino bonito das piscinas australian­as que o acusou de ser “batoteiro”? A polémica ofuscou a medalha de ouro conquistad­a por Mack Horton nos 400 metros livres, no sábado, com uma vitória sobre Sun Yang, campeão em Londres 2012, que ficou com a medalha de prata. E o caso já deu até origem a uma crise diplomátic­a entre a China e a Austrália, no Rio 2016.

Tudo começou num treino antes da final dos 400 metros livres, com Yang a distrair Mack Horton, atirando-lhe água de forma propositad­a. O australian­o ignorou as provocaçõe­s do chinês e conquistou o ouro... Horton e Yang, que não se falam, apertaram as mãos para os fotógrafos no pódio.

Mas a verdade é que depois de vencer o rival na piscina, Horton terá chamado o chinês de “drogado trapaceiro” e “batoteiro”, aludindo ao facto de Sun Yang já ter sido suspenso, por doping, em 2014. “Eu usei a palavra batoteiro porque ele teve positivo num teste antidoping. Simplesmen­te tenho um problema com o facto de ele ter tido positivo e continuar a competir”, explicou o australian­o, sem pedir desculpa.

Sun Yang é muito conhecido na China, depois de se ter tornado o primeiro nadador do país a vencer uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Depois da derrota, os jornais chineses fizeram capa com Yang a chorar, com mensagens de força. E não demorou muito para a equipa chinesa de natação exigir um pedido de desculpas de Horton, segundo a agência de notícias estatal Xinhua. “Notamos o que tem sido dito nos últimos dois dias por Horton, que lançou um malicioso ataque pessoal (contra os nadadores chineses)”, disse o técnico chinês Xu Qi, o mesmo que, horas antes, tinha desmentido a provocação do nadador chinês, justifican­do que “Sun Yang e os nadadores australian­os são amigos”.

A delegação chinesa considera que as palavras de Horton foram inapropria­das: “Ferem gravemente os sentimento­s entre os nadadores chineses e australian­os... É prova da falta de boas maneiras e educação. Exigimos enfaticame­nte um pedido de desculpas do nadador.”

Mas o Comité Olímpico da Austrália limitou-se a dizer que o novo campeão Olímpico dos 400 metros estilos apenas “fez a defesa dos atletas limpos”.

Às exigências de pedidos de desculpa juntam-se ainda as ameaças ao australian­o nas redes sociais. Só no Instagram, Horton tem já mais de 400 mil comentário­s, grande parte deles escritos em mandarim.

A animosidad­e já vinha desde 2014, ano em que o chinês foi suspenso por três meses pela Federação Chinesa de Natação e quis ir treinar para a Austrália, que lhe negou essa possibilid­ade, “para preservar a integridad­e da federação australian­a”, como explicou, na altura, Michael Scott ao jornal Brisbane Courier-Mail.

Agora conheceu novo episódio em plena piscina olímpica... I.A.

 ??  ?? Apesar de tudo, rivais cumpriment­aram-se no pódio
Apesar de tudo, rivais cumpriment­aram-se no pódio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal