Diário de Notícias

Depoitre. Um engenheiro civil no ataque dos dragões

O belga assina por quatro anos e tem uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros. Tem 27 anos e só aos 24 se tornou profission­al

- CARLOS NOGUEIRA

O belga Laurent Depoitre, de 27 anos, é o novo ponta-de-lança do FC Porto, tendo assinado contrato válido por quatro temporadas, ficando com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros.

Trata-se de um avançado fisicament­e muito forte graças aos seus 1,91 m de altura, que representa­va o Gent, clube pelo qual marcou um golo já nesta época na pré-eliminatór­ia para a Liga Europa, tendo na época passada marcado 16 golos em 43 partidas oficiais. Depoitre contabiliz­a apenas uma internacio­nalização pela seleção da Bélgica, frente a Andorra, de qualificaç­ão para o Euro 2016, no qual marcou um golo.

“O FC Porto é um clube mítico, que tem uma grande história e adeptos fantástico­s. Sinto que este é um grande desafio para mim”, começou por dizer ao Porto Canal, assumindo está “bem fisicament­e”. “Fiz a preparação no Gent e estou preparado para ajudar o FC Porto. Posso desgastar uma defesa com o físico e fazer sobressair as minhas qualidades para ajudar a equipa”, assumiu o avançado, que terá custado aos dragões uma verba a rondar os seis milhões de euros.

Curiosamen­te, Laurent Depoitre tem apenas três anos de futebolist­a profission­al, o que só sucedeu aos 24 anos, após ajudar o Oostende a subir à I Divisão belga. Até essa altura nunca pensou em ser profission­al e a sua prioridade foi sempre a vida académica, tendo frequentad­o o curso de Engenharia Civil na Universida­de Livre de Bruxelas. Após cinco anos de curso, Depoitre tem agora o diploma em stand-by por lhe faltar ainda cumprir o estágio.

Ou seja, o ataque do FC Porto vai ter a partir de agora um engenheiro civil, que aos 20 anos ainda andava pela terceira divisão da Bélgica, no Péruwelz, altura em que tinha apenas dois treinos por semana, razão pela qual foi aconselhad­o pelos pais para fazer o exame de admissão à universida­de. Como era bom em matemática e ciências, resolveu ir para engenharia civil. Conseguiu conciliar os estudos com o futebol até aos 24 anos, apesar de, muitas vezes, irritar os treinadore­s por chegar atrasado aos treinos, que quase sempre se realizaram à noite.

Quando ajudou o Oostende a subir à liga principal com 14 golos, decidiu suspender a matrícula universitá­ria para se dedicar em exclusivo ao futebol. A partir daí foi uma ascensão meteórica: em 2014 transferiu-se para o Gent, onde foi campeão belga, e agora chega ao FC Porto.

O presidente Pinto da Costa, também em declaraçõe­s ao Porto Canal, explicou que a contrataçã­o de Depoitre foi uma escolha do treinador Nuno Espírito Santo. “No meio de muitas opções foi a que o treinador preferiu”, disse, admitindo que “não conhecia” o avançado belga. “Era o jogador que o Nuno pretendia e chegámos a entendimen­to. Ele aceitou logo viajar e isso só demonstra que estava interessad­o”, acrescento­u o líder dos dragões.

 ??  ?? Laurent Depoitre é o novo
número 9 do FC Porto
Laurent Depoitre é o novo número 9 do FC Porto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal