Diário de Notícias

ELES DEIXARAM O TRONO

-

Beatriz da Holanda

› Rainha da Holanda desde 1980, quando a mãe Juliana abdicou a seu favor tal como a avó Guilhermin­a tinha feito em 1948, Beatriz entregou o trono ao filho mais velho a 30 de abril de 2013. Tinha 76 anos e cumpria nesse dia 33 de reinado, tendo alegado que era hora de “colocar a responsabi­lidade do país nas mãos de uma nova geração”. Guilherme Alexandre, o primeiro rei em 123 anos, tornou-se na altura o mais jovem monarca na Europa. Apesar da “reforma”, Beatriz mantém ligações a organizaçõ­es de caridade.

Alberto II, o Rei dos Belgas

› Em julho de 2013, a menos de um mês de cumprir duas décadas de reinado, Alberto II abdicou a favor do filho Filipe, de 54 anos. O monarca, que tinha 80 anos, alegou motivos de saúde, mas a decisão surgiu também numa altura em que uma alegada filha ilegítima, a escultora Delphine Boël, exigia em tribunal a realização de testes de ADN. O processo ainda decorre contra Alberto – que perdeu a imunidade quando abdicou do trono.

Hamad bin Khalifa Al-Thani, emir do Qatar

› Depois de ter assumido o trono do Qatar em 1995 num golpe palaciano, aproveitan­do o pai estar de férias na Suíça, Hamad Khalifa Al-Thani resolveu renunciar a favor do seu quarto filho em junho de 2013. Uma decisão inédita na região do Golfo. O emir, que tinha então 61 anos, falou na necessidad­e de passar as rédeas do país a uma geração mais nova – o sucessor, Tamim bin Hamad Al-Thani, tinha 33 anos. Mas falou-se também que o monarca sofria vários problemas de saúde que teriam influencia­do a decisão.

Juan Carlos de Espanha

› Juan Carlos assumiu o trono em 1975, após a morte de Franco. O seu papel na transição espanhola e a intervençã­o na tentativa de golpe de 1981 fizeram dele um rei popular. Uma sucessão de escândalos a partir de 2012 – a caçada ao elefante, o processo judicial do genro por corrupção, o divórcio da filha, a alegada amante – assim como problemas de saúde levaram-no a abdicar em 2014, aos 76 anos, a favor de Felipe VI, de 46 anos.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal