Diário de Notícias

Sorteio. Só o Benfica está a salvo dos maiores tubarões

Águia evita Real, Barça e Bayern; dragão livra-se de Atlético, Dortmund e City; Tottenham e Lyon fora da rota do leão

-

RUI MARQUES SIMÕES Quatro equipas espanholas, quatro inglesas, quatro alemãs, três francesas, duas italianas... e três portuguesa­s lá no meio. Está visto que entre tantos representa­ntes das principais ligas europeias há muitos perigos à espreita de Benfica, FC Porto e Sporting no sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, que se realiza hoje, a partir das 17.00, em Nyon (Suíça). No entanto, as águias (no pote 1, dos cabeças de série) estão a salvo dos maiores tubarões do futebol continenta­l. E, se forem bafejados pela sorte, dragões (pote 2) e leões (pote 3) também podem calhar num grupo simpático.

Os potes só ficaram fechados ontem à noite, com a realização do play-off final de apuramento para a fase de grupos da Champions. O Manchester City confirmou o lugar no pote 2, com mais uma vitória sobre o Steaua, 1-0, após o 0-5 em Bucareste na 1.ª mão); o B. Mönchengla­dbach subiu ao pote 3, ao esmagar o Young Boys (6-1, após 1-3 em Berna) e lucrar com os afastament­os de Ajax e Salzburgo; e FC Copenhaga (1-1 em casa do APOEL Nicósia, após 1-0 na Dinamarca); Dínamo Zagreb (vitória por 1-2 em Salzburgo, após prolongame­nto) e o surpreende­nte Rostov (ver em cima) assegurara­m a presença no pote 4.

Contudo, antes destes jogos já o lote dos cabeças de série estava definido – englobando o campeão europeu (Real Madrid) e os campeões nacionais das sete federações mais bem classifica­das no ranking da UEFA, Espanha (Barcelona), Inglaterra (Leicester), Alemanha (Bayern), Itália (Juventus), Portugal (Benfica), França (Paris SG) e Rússia (CSKA Moscovo). São esses os gigantes (talvez um ou outro menos colossais...) que as águias estão livres de enfrentar. Ainda assim, numa situação-limite, a equipa encarnada pode ter de encarar um grupo de respeito, com Atlético Madrid, Tottenham e Mónaco. Mas também pode ser brindada com um agrupament­o acessível, com Bayer Leverkusen, Club Brugge e Ludogorets.

Para o FC Porto (a salvo de encontros com Atlético de Madrid, Borussia Dortmund, Arsenal e Manchester City, entre outros) e o Sporting (com Tottenham e Lyon, por exemplo, fora do caminho) o cenário de sorte ou azar no sorteio é similar ao conjeturad­o para o Benfica. Das hipóteses de cair no grupo de um cabeça de série colossal (como Real Madrid, Barcelona ou Bayern Munique) ou mais amigável (com CSKA Moscovo ou o estreante Leicester) dependerão os sorrisos de leões e dragões no final. Por fim, fica uma certeza: no pote 4, o dos potenciais brindes (as equipas com o ranking mais baixo, com representa­ntes da Dinamarca à Bulgária), o Mónaco é a fava a evitar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal