Diário de Notícias

Sporting volta às vitórias. Porto ganha mas tem de melhorar o jogo

Sporting voltou às vitórias após duas derrotas consecutiv­as, ao bater os canarinhos com Bas Dost em destaque. Equipa de Jesus assume liderança, à espera de ver o que faz hoje o Benfica

-

CARLOS NOGUEIRA O Sporting colocou ponto final à série de duas derrotas consecutiv­as com um triunfo por 4-1, em Alvalade, diante do Estoril, assumindo à condição a liderança da Liga. Os leões, que ficam à espera do que fará o Benfica esta tarde em Chaves, tiveram pela frente o adversário ideal para sarar a ferida aberta em Vila do Conde, conforme disse o próprio Jorge Jesus. Num jogo que marcou o regresso do árbitro João Capela – muito assobiado – aos jogos dos leões, após três anos, o holandês Bas Dost mostrou arte de goleador ao fazer o seu primeiro bis em Portugal.

Foi, no entanto, uma primeira parte jogada a baixa rotação, com o Estoril a entrar bem e a criar até a primeira oportunida­de, com Paulo Henrique a arrancar pela direita e a colocar na pequena área, onde faltou alguém para finalizar. Estavam decorridos cinco minutos e, a bem dizer, foi a única vez que os estorilist­as se mostraram no ataque antes do intervalo. De resto, só deu Sporting, que apesar de jogar de forma lenta e muitas vezes denunciada assumiu as despesas do jogo, procurando sobretudo através de Gelson Martins, pela direita, desequilib­rar a defesa canarinha.

Foi, aliás, numa iniciativa do novo menino bonito de Alvalade que os leões abriram o marcador: Bas Dost surgiu a cabecear atrás dos defesas contrários, batendo Moreira. Para uma equipa que vinha de duas derrotas consecutiv­as – Real Madrid e Rio Ave –, marcar aos 13 minutos foi uma injeção de tranquilid­ade.

A partir desse momento, equipa de Jorge Jesus manteve o seu futebol pausado, só interrompi­do pela dinâmica de Adrien Silva no meio-campo e pelas arrancadas de Gelson, jogador constantem­ente procurado pelos companheir­os, o que levou a que o jogo fosse muito canalizado pelo lado direito, deixando em grandes dificuldad­es Joel, lateral-esquerdo estorilist­a.

Após o intervalo, Jesus lançou André Souza para o lugar de Alan Ruiz por forma a dar maior dinâmica ao ataque, uma vez que o O avançado holandês Bas Dost bisou e igualou o melhor marcador da I Liga, Marega (do Vitória de Guimarães) com quatro golos argentino esteve sempre desinspira­do e desligado da equipa, e na realidade o Sporting surgiu bem mais rápido e com maior diversidad­e nas suas jogadas. O Estoril encolheu-se ainda mais e foi menos perigoso, pois as tentativas de contra-ataque limitavam-se a colocar a bola para a corrida de Paulo Henrique que invariavel­mente foi desarmado pela defesa leonina.

Esperavam-se mais golos do Sporting e eles chegaram com naturalida­de. Coates e Bas Dost aumentaram a contagem e deixaram os canarinhos à beira do descalabro, pois os seus jogadores pareciam perdidos em campo. Só que, por ironia, foi o Estoril que reduziu no primeiro remate à baliza de Rui Patrício, por Bruno Gomes (rendera Paulo Henrique) na conclusão do único contra-ataque com sentido.

Nessa altura, Jesus já havia feito descansar Bas Dost e Adrien Silva para o jogo de terça-feira com o Legia Varsóvia, mas André Souza ainda foi a tempo de se estrear a marcar pelos leões. Em cima do apito final Bruno Gomes voltou a marcar, amenizando a derrota estorilist­a.

“Fomos uma equipa criativa, com muita qualidade. O Gélson está num momento espetacula­r em que quebra qualquer lateral. Não há ninguém em Portugal como ele.” JORGE JESUS TREINADOR DO SPORTING “Foi uma vitória justa do Sporting. Temos jogadores com qualidade que nos vão dar alegrias no futuro. A equipa está a crescer.” FABIANO SOARES TREINADOR DO ESTORIL

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal