Diário de Notícias

“Mourinho ultrapassa­do? Então só há um ou dois bons treinadore­s”

A opinião é de Benni McCarthy, que trabalhou com o técnico no FC Porto. Brian Deane e ex-professor também o elogiam

-

GONÇALO LOPES “Mourinho ultrapassa­do”, “métodos do Special One estão obsoletos”, “última lição tática foi em 2010”. Estes são exemplos de críticas feitas por comentador­es e ex-jogadores a José Mourinho desde o início da temporada passada, quando o português ainda estava ao serviço do Chelsea, de onde foi despedido. Nesta época Mou foi o eleito para treinar o Manchester United e entrou com o pé direito, ao conquistar a Supertaça de Inglaterra. Mas uma série de três derrotas consecutiv­as antes do triunfo a meio da semana para a Taça da Liga fez que as críticas voltassem. Estará Mourinho a perder a áurea?

Benni McCarthy, antigo internacio­nal sul-africano que jogou no FC Porto orientado por Mourinho e que atualmente é comentador de futebol, não entende as críticas que são apontadas ao Special One. “Cada treinador tem os seus métodos e Mourinho sempre foi fiel aos seus, daí ter ganho tudo no futebol. Ultrapassa­do? Se assim fosse alguém acredita que o Manchester United, um clube à procura de voltar às grandes conquistas, o contratava apenas pelo seu histórico? Continua a ser um dos melhores do mundo. Se ele está ultrapassa­do, então só existem um ou dois bons treinadore­s pelo mundo inteiro”, referiu McCarthy ao DN.

Opinião idêntica à do sul-africano tem Brian Deane, antigo jogador inglês do Benfica e atualmente também comentador da Liga inglesa. Com curso de treinador, tendo já exercido na Noruega, o ex-avançado revê-se em José Mourinho e no seu trabalho.

“É muito profission­al, faz o que for preciso para conseguir resultados positivos, quem pode criticar isso? Começou muito bem no Manchester United e depois teve três resultados menos positivos, mas isso é o que acontece quando se começa quase do zero. Vieram jogadores novos, Mourinho também é novo no clube, é tudo uma adaptação, mas acredito que vai correr bem. Muitos também diziam que ele não apostava nos jovens e vejam as apostas que tem feito agora no Manchester United. Ele é muito metódico, dentro do seu estilo, mas sabe mudar quando é necessário”, defendeu. Sempre o fantasma Guardiola O destino juntou uma vez mais no mesmo campeonato Mourinho e Pep Guardiola, antigos rivais na Liga espanhola que agora orientam os dois clubes de Manchester, apontados como os maiores candidatos ao título. E o espanhol já venceu o primeiro duelo com o Special One, com o City a bater os red devils em pleno Old Trafford para o campeonato por 2-1. Será pressão a mais para o técnico?

“Vejo um pouco do assunto Messi e Cristiano Ronaldo em José Mourinho e Pep Guardiola. Estão sempre a tentar compará-los, a tentar ver quem é melhor, quem tem os melhores resultados. E isso é um erro para mim. Fundamenta­l é aproveitá-los, e a liga inglesa tem o privilégio de os ter no seu campeonato, dois dos melhores do mundo. São extraordin­ários, nesta altura já não sentem pressão”, disse Deane.

Já McCarthy acredita que Mourinho é o homem indicado para fazer frente ao City de Pep Guardiola: “São os dois grandes treinadore­s e sempre disse que José Mourinho era a escolha mais indicada para o Manchester United depois de se saber que Guardiola ia para o City. Conhecem-se muito bem e se Mourinho já bateu Guardiola, tan- José Mourinho já conquistou a Supertaça de Inglaterra ao serviço do Manchester United, mas o percurso tem sido irregular neste início de época to no Inter de Milão como no Real Madrid, também o pode fazer em Inglaterra. Pressão? Quem conhece Mourinho sabe que ele é imune. Está habituado a treinar ao mais alto nível e a treinar os melhores.” Exemplo também na universida­de José Neto, mestre em Psicologia Desportiva e antigo professor de José Mourinho no curso de treinadore­s, crê também no regresso às conquistas do Special One. Não lhe vê quaisquer debilidade­s e diz que o técnico continua a ser uma referência em Portugal também dentro do mundo universitá­rio.

“É uma das referência­s de excelência na estratégia organizaci­onal do treino e da reflexão crítica. A sua posição continua igual, sem mácula, pois é um exemplo a nível mundial. Aliás, Mourinho é história”, disse ao DN, apontando que Mourinho está a passar por uma das maiores provas da sua carreira.

“Sem dúvida que é um dos maiores desafios. É uma das provas máximas em que tem de mostrar toda a sua competênci­a. Agora está a aumentar o grau de exigência, se os resultados não aparecem as suas qualidades são questionad­as. Mas

Nas últimas 33 partidas Mourinho perdeu

por 14 vezes

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal