Diário de Notícias

Weinstein em Graceland para contar a vida de Elvis na televisão

Os estúdios norte-americanos vão gravar na casa de Elvis Presley a sua história de vida. O formato ainda não está vendido

- ANA FILIPE SILVEIRA

Os estúdios Weinstein Company estão a preparar uma minissérie de oito a dez episódios sobre a vida de Elvis Presley (1935-1977). A obra será inspirada no livro homónimo do escritor Dave Marsh e será a primeira produção a ser gravada em Graceland, a mansão do rei do rock nos Estados Unidos.

O objetivo é prestar homenagem e traçar um retrato meticuloso da vida do cantor, com todos os altos e baixos que esta teve. Harvey Weinstein, fundador da Weinstein Company em conjunto com o irmão Bob, explicou em comunicado que a escolha de uma minissséri­e sobre Elvis prende-se com o facto de “até hoje, este ser um dos poucos que estão à altura da palavra ‘ícone’”. “É um dos artistas mais celebrados de todos os tempos e a sua influência ultrapassa a música que ele criou. O fascínio das pessoas pela sua história vai além dos palcos”, justificou o copresiden­te da produtora.

A verdade é que, apesar da sua morte em 1977, vítima de ataque cardiovasc­ular, o intérprete de êxitos como Love Me Tender, Can’t Help Falling in Love e Surrender, entre muitos outros, é hoje seguido por 14 milhões de pessoas nas redes sociais.

Além de acesso à lendária casa de Presley, que atualmente funciona como museu, os irmãos Weinstein vão ainda ter oportunida­de de utilizar material do seu arquivo pessoal, incluindo os automóveis, as peças de roupa e os seus dois aviões – batizados de Lisa Marie e Hound Dog II e ambos expostos em Graceland. Isto graças ao acordo que firmaram com a Elvis Presley Enterprise, propriedad­e da Authentic Brands e que gere o império deixado pelo cantor. “Uma parceria com produtores deste calibre permite-nos dar aos espectador­es uma experiênci­a tão cativante quanto foi o rei”, afirmou o seu EO, Corey Salter.

A produção executiva da minissérie, que ainda não tem título ou elenco de atores definidos, é de Harvey Weinstein, Jerry Schilling, David Glasser e Priscilla Presley. A viúva do rei do rock já fez saber que está “satisfeita” por poder ajudar a narrar “a forma como Elvis mudou a cultura da música e iniciou uma revolução que transformo­u o mundo”. Já Glasser, cita o site Deadline, acredita que a história – que ainda não está vendida a um canal – refletirá um “olhar verdadeiro e fascinante” sobre Elvis, “desde o seu início até ao seu fim”.

A também minissérie Elvis, de 2005 e com Jonathan Rhys Meyers, e o filme Elvis & Nixon, realizado por Liza Johnson e lançado em maio passado, são as mais recentes produções de ficção sobre Presley. A estas e à anunciada pela Weinstein Company juntar-se-á ainda Million Dollar Quartet, com estreia agendada para dezembro. Esta é a adaptação pelo canal CMT do musical com o mesmo nome e que esteve na Broadway em 2010. Aqui, conta-se os bastidores do encontro, em dezembro de 1956, nos estúdios da Sun Records, em Memphis, no Tennessee, entre Elvis, Carl Perkins, Jerry Lee Lewis e Johnny Cash. Uma reunião gravada, em que os quatro interpreta­ram canções gospel e rockabilly, mas encontrada­s e disponibil­izada ao público apenas em 1981.

 ??  ?? 1960 Após cumprir o serviço militar, Elvis, de regresso a casa, aceitou o convite de Frank Sinatra para participar em The Timex Special, realizando uma de suas melhores performanc­es Graceland, comprada por Elvis em 1957, tornou-se uma das mais...
1960 Após cumprir o serviço militar, Elvis, de regresso a casa, aceitou o convite de Frank Sinatra para participar em The Timex Special, realizando uma de suas melhores performanc­es Graceland, comprada por Elvis em 1957, tornou-se uma das mais...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal