Diário de Notícias

O mais rico da NBA juntou-se ao clube dos quarentões reformados

Antigo campeão pelos Celtics é o 25.º jogador a deixar a alta competição depois de completar o 40.º aniversári­o. Nunca nenhum basquetebo­lista ganhou tanto dinheiro

- JOÃO RUELA

A NBA despediu-se ontem de um dos melhores defensores da sua história. Aos 40 anos, Kevin Garnett chegou a acordo com os Minnesota Timberwolv­es para pôr fim a um contrato que teria a duração de mais uma temporada e dar por terminada a carreira de basquetebo­lista.

Após 21 anos de carreira na NBA, na qual teve como ponto alto a conquista do título pelos Boston Celtics em 2008, Garnett decidiu juntar-se finalmente ao clube dos 25 basquetebo­listas que duraram até ao 40.º aniversári­o na competição. Garnett, que celebrou os 40 anos a 19 de maio, fica às portas do top 15 de maior longevidad­e na NBA.

Nos últimos meses, a NBA já disse adeus a três dos mais marcantes jogadores dos últimos 20 anos. Depois de Kobe Bryant e Tim Duncan, foi a vez de Kevin Garnett sair de cena, ele que inicialmen­te pretendia jogar mais um ano. “Estou grato. Grato pelo amor de todos. Nunca pensei que gostassem tanto de mim. Mas é o momento de dizer adeus. Obrigado a todos por esta aventura”, reagiu o melhor jogador da NBA de 2004.

Apesar de ter acertado a rescisão na sexta-feira, Garnett vai ser pago pelos Timberwolv­es, num acordo idêntico ao que os Spurs fizeram com Tim Duncan, de modo a antecipar o final de carreira. Assim sendo, Kevin Garnett vai consolidar o estatuto de jogador que mais faturou em toda a história da NBA.

Com os sete milhões de euros que vai receber correspond­entes a esta temporada, o basquetebo­lista natural de Greenville vai superar os 290 milhões de euros ganhos em salários na NBA desde 1995. No entanto, Kevin Garnett não vai conseguir bater o recorde de mais temporadas na NBA, ficando-se pelas 21– continua, assim, a partilhar o recorde com Robert Parish e KevinWilli­s.

Chamado 15 vezes para o jogo de All-Stars da NBA, Kevin Garnett começou a sua carreira ao serviço dos Timberwolv­es, tendo lá permanecid­o até 2007. Foi em 2008 que fez a mais marcante temporada da carreira, ao chegar ao desejado anel pelos Celtics, na companhia de Ray Allen, Paul Pierce e Rajon Rondo. Além do título, conseguiu o prémio de melhor defesa da NBA.

Pela seleção dos EUA, Garnett conseguiu a medalha de ouro olímpica em Sydney, em 2000, tendo sido integrado no Corredor da Fama da NBA. O basquetebo­lista ainda não revelou planos para o futuro, mas é provável que continue ligado ao desporto, agora no ramo empresaria­l – é detentor de uma parte das ações da AS Roma, da Liga italiana, e admitiu que gostaria de experiment­ar um cargo no basebol. Poderá até continuar ligado aos Timberwolv­es, em novas funções.

 ??  ??
 ??  ?? Kevin Garnett ganhou muito dinheiro mas títulos foi apenas um, em Boston
Kevin Garnett ganhou muito dinheiro mas títulos foi apenas um, em Boston

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal