Diário de Notícias

Nelson Évora garante que era um atleta livre quando assinou pelo Sporting

Saltador refuta as acusações do Benfica, que assegura ter acionado uma cláusula de opção para prolongar o seu contrato

- PAULO PAULOS

O braço-de-ferro entre Benfica e Sporting por Nelson Évora, que no último sábado foi – surpreende­ntemente – apresentad­o como reforço dos leões, promete ainda fazer correr muita tinta. Ontem, o atleta utilizou as redes sociais para negar a acusação dos encarnados, que alegam ter acionado uma cláusula de opção para prolongar o seu contrato por mais um ano.

“Era um atleta livre quando assinei pelo Sporting”, garantiu Nelson Évora a um adepto que o criticou através do Facebook, refutando a tese de que a mudança para Alvalade desrespeit­ou qualquer vínculo contratual com as águias. “Ninguém muda de emprego quando a nossa entidade patronal nos valoriza, respeita e nos quer de verdade”, acrescento­u ainda, num tom misterioso, o campeão olímpico do triplo salto em 2008.

O Benfica, por seu turno, mantém-se firme na versão contrária, reforçada ontem pelas palavras de Fernando Tavares, futuro vice-presidente do Benfica para as modalidade­s na lista que Luís Filipe Vieira se prepara para levar a votos, a 27 de outubro. “Nelson Évora, apesar de ter mais um ano de contrato com o Benfica, direito de opção por mais um ano exercido pelo clube nos prazos legais, decidiu ir para o Sporting. E o Sporting decidiu contratá-lo sabendo que o atleta tinha mais um ano de contrato. Caberá agora à Federação Portuguesa de Atletismo decidir se aceita tal inscrição”, afirmou o dirigente, igualmente via Facebook, deixando no ar a ameaça de as águias avançarem com uma ação judicial.

Fernando Tavares foi mais longe nas críticas, afirmando, na mesma publicação, que Nelson Évora “perderá o espaço Benfica para a sua vida” e que o saltador “tem mais a perder do que o Benfica”, que “foi incansável com o atleta no momento mais difícil da sua carreira”.

Para já, a Federação Portuguesa de Atletismo opta por não se pronunciar sobre o caso. Contactado pelo DN, o presidente Jorge Vieira garantiu que o organismo não irá esboçar qualquer reação nesta fase. Até porque ainda não deu entrada qualquer pedido formal do Sporting para inscrever o atleta. Base em Espanha Nelson Évora vai treinar-se em Espanha, sob a orientação de Ivan Pedroso. É na base do treinador cubano, situada nos arredores de Madrid, que o saltador vem preparando o regresso à competição desde que anunciou o fim da ligação de 25 anos ao seu técnico de sempre, João Ganço.

O reforço leonino terá liberdade para definir o seu plano de treino e competição, em conjunto com Pedroso, viajando para Portugal sempre que tiver compromiss­os para representa­r o Sporting. O principal objetivo da formação é resgatar o título nacional de pista ao Benfica, de forma a poder disputar a Taça dos Campeões Europeus, em 2018.

Na sua primeira declaração após a mudança para Alvalade, o saltador fez questão de mostrar gratidão ao Benfica. “Terá sempre um lugar no meu coração”, referiu, numa longa publicação no Facebook, em que comparou a sua saída da Luz com o fim de uma relação amorosa e agradeceu aos leões pela aposta na sua contrataçã­o. Telma em renovação na Luz A judoca Telma Monteiro, medalha de bronze no Rio de Janeiro, também foi sondada pelo Sporting para se mudar da Luz para Alvalade. Segundo o DN apurou, porém, a atleta não está inclinada a seguir as pisadas de Nelson Évora, tendo já iniciado o processo de renovação contratual, e pretende continuar no Benfica. Com C.N.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal