Diário de Notícias

Gestores da CGD desobrigad­os de declarar rendimento­s

MENDES Comentador da SIC denuncia que governo criou “regime de excessão” para o banco público. E diz que se foi intenciona­l “é gravíssimo”

-

Marques Mendes denunciou ontem que o governo criou um “regime de exceção” para a Caixa Geral de Depósito que desobriga os novos gestores de apresentar­em, como tem acontecido até agora, as declaraçõe­s de rendimento­s ao Tribunal Constituci­onal, a de incompatib­ilidades e impediment­os na Procurador­ia-Geral da República, e sobre as participaç­ões que detenham em qualquer empresa na Inspeção-Geral das Finanças.

O comentador da SIC afirmou que este regime de exceção às obrigações que são aplicadas a todos os gestores públicos só pode ser uma de duas coisas: ou um lapso, que tem de ser corrigido, ou foi intenciona­l e “é gravíssimo”.

“Gravíssimo”, disse, “porque foi omitido até hoje por quem fez a lei, porque um regime de exceção para a CGD ninguém compreende, porque é trocar a transparên­cia pelo secretismo e o escrutínio pela opacidade.”

Marques Mendes acusou ainda o governo de falta de bom senso no que diz respeito aos salários dos gestores da Caixa Geral de Depósitos (CGD). Para o antigo líder do PSD, não houve equilíbrio nessa atribuição de vencimento­s e deu como exemplo o ordenado do anterior presidente da CGD, que ganhava cerca de 200 mil euros anuais, quando o atual vai ganhar mais de 400 mil. Mendes frisou que em cargo nenhum, em empresa nenhuma, de um ano para o outro se dá um aumento “tão brutal” como este. Defendeu que a remuneraçã­o dos gestores da CGD deveria ter sido mais baixa, compensada com uma componente variável em função dos resultados e do desempenho. Contudo, considerou uma posição “radical” dizer que um gestor público não deve ganhar mais do que o primeiro-ministro ou do que o Presidente da República.

 ??  ?? Mendes diz que o governo teve
falta de bom senso no ordenados dos gestores da CGD
Mendes diz que o governo teve falta de bom senso no ordenados dos gestores da CGD

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal