Diário de Notícias

Obikwelu pode ser resposta da Luz à saída de Évora

Atleta luso-nigeriano de 37 anos em vias de trocar Alvalade pela Luz após 19 épocas de leão ao peito. Sporting na expectativ­a por Telma Monteiro, que ainda não renovou

- BRUNO PIRES e NUNO FERNANDES

O mercado do atletismo nacional, em especial na Segunda Circular entre os rivais de Lisboa, está completame­nte ao rubro. Depois de no passado sábado Nélson Évora ter sido apresentad­o como reforço do Sporting, após 12 anos de Benfica, o DN sabe que o clube da Luz está disposto a contra-atacar com a aquisição de Francis Obikwelu, luso-nigeriano de 37 anos que se encontra ligado aos leões desde 1997.

Ao que o DN apurou, ainda não é um dado adquirido que Obikwelu se mude para o Benfica, clube que já se mostrou interessad­o no seu concurso mais do que uma vez nos últimos anos. A situação está em cima da mesa e a verdade é que Francis Obikwelu, que já encerrou a sua carreira internacio­nal ao serviço da seleção nacional, não coloca de lado a possibilid­ade de trocar o Sporting pelo Benfica.

Refira-se que Francis Obikwelu tem no seu currículo a prata olímpica em Atenas 2004 nos 100 metros, três títulos europeus também nos 100 metros, um deles em pista coberta, e uma medalha de ouro em Gotemburgo, no ano de 2006, nos 200 metros.

Caso se concretize a sua mudança para o Benfica fica por clarificar se o atleta acumulará também funções de treinador, como sucede com Rui Silva que, aos 39 anos, também se mudou de Alvalade para a Luz.

O DN tentou falar com Francis Obikwelu mas este manteve sempre o telemóvel desligado, ao passo que fonte do Benfica, sem negar o interesse no atleta, disse desconhece­r quaisquer negociaçõe­s em curso entre o clube da Luz e o luso-nigeriano.

Telma Monteiro por definir Outro dos motivos de interesse desta luta entre Benfica e Sporting prende-se com a judoca Telma Monteiro, que conquistou a única medalha para Portugal nos últimos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

O DN sabe que a primeira abordagem do Sporting à judoca foi precisamen­te em terras brasileira­s. A atleta não afastou por completo a transferên­cia para o rival de Alvalade mas fez saber que o seu desejo passava por continuar no Benfica.

O Sporting tem-se mantido sempre a par do processo de renovação da judoca que termina contrato com o Benfica no final do presente ano. As negociaçõe­s continuam e Telma Monteiro tem agora uma margem negocial maior com a saída de Nélson Évora, pois era juntamente com o agora reforço do Sporting o nome mais sonante do projeto olímpico do Benfica. Esta investida do Sporting deixa o Benfica sem grandes possibilid­ades de arriscar em perder Telma Monteiro, cujo êxito olímpico está ainda bem fresco na memória.

Ao que o DN apurou, Telma Monteiro e o Benfica têm mantido negociaçõe­s relativas à renovação e as mesmas têm evoluído a bom ritmo, contudo, o acordo ainda não está fechado e daí a expectativ­a do Sporting, pronto a fazer valer o seu interesse em Telma Monteiro se, porventura, existir algum percalço nas conversas entre a judoca e o clube da Luz, que vai ter a partir de depois de amanhã um novo vice-presidente para as modalidade­s, muito provavelme­nte Fernando Tavares, precisamen­te o dirigente que contratou Telma Monteiro em 2007 quando desempenha­va as funções que agora vai exercer.

Fonte do Benfica confirmou ao DN que “há interesse do Benfica em renovar com Telma Monteiro”, tendo salientado que “não estranha” que o Sporting tenha feito saber o seu interesse junto da judoca, apesar de desconhece­r qualquer conversa. Um processo a seguir com atenção, pois parece seguro que o Sporting não vai desistir enquanto não for oficializa­da a renovação de Telma Monteiro.

Fonte do Sporting contactada pelo DN disse desconhece­r qualquer dos casos – Obikwelu e Telma Monteiro.

Também... na natação Alexis Santos, nadador do Sporting, esteve com um pé no Benfica, cuja equipa de natação será hoje apresentad­a para a próxima temporada.

O atleta, primeiro nadador português a marcar presença numa meia-final olímpica em 28 anos – 200 metros estilos –, esteve em negociaçõe­s com o Benfica, apurou o DN, e a dado passo parecia que não havia qualquer possibilid­ade de permanecer em Alvalade, porém, o Sporting, num último esforço, conseguiu manter o nadador de 24 anos, figura de proa da modalidade dos leões.

 ??  ?? Obikwelu ganhou a prata nos 100 metros em Atenas 2004
Obikwelu ganhou a prata nos 100 metros em Atenas 2004

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal