Diário de Notícias

CaixaBI prevê quebra no resultado líquido da Galp

Banco de investimen­to avançou ontem com previsões de resultados que Galp e Corteiceir­a Amorim apresentam na sexta-feira

-

A Galp deverá reportar uma quebra nos resultados líquidos apurados até setembro, estimou ontem o Caixa – Banco de Investimen­to (CaixaBI) numa nota aos investidor­es. A previsão coloca os lucros da Galp na casa dos 350 milhões – 490 milhões em setembro de 2015.

Olhando apenas para a operação da petrolífer­a no terceiro trimestre do ano, os analistas do CaixaBI apontam que a atividade no Brasil terá continuado a refletir algumas perturbaçõ­es de funcioname­nto, culpa de operações de manutenção em curso, prevendo também um maior nível de depreciaçõ­es e um menor nível de receitas, que penalizam os resultados antes de juros e impostos.

“Na nossa opinião, os principais destaques do trimestre estão relacionad­os com o desenvolvi­mento da produção no Brasil e o bom desempenho da actividade de refinação e distribuiç­ão, apesar da queda trimestral das margens de refinação de referência para o sector”, apontam na nota aos investidor­es citada pelo Negócios. Corticeira Amorim O mesmo CaixaBI deu também ontem a conhecer as previsões para as contas que a Corticeira Amorim vai divulgar ao mercado igualmente na sexta-feira. Segundo o research do banco de investimen­to, a empresa deverá chegar a setembro com uma subida de 25% no resultado líquido atribuível aos acionistas, pouco acima dos 52 milhões de euros. Este valor compara com os 41,6 milhões reportados pela empresa nos nove meses de 2015.

Confirmand­o-se a previsão do CaixaBI, a Corticeira fechará os três primeiros trimestres do ano com um resultado próximo do obtido em todo o ano passado – 55 milhões de euros. “Esperamos que a Corticeira Amorim registe um cresciment­o de 7,7% nas vendas, devido essencialm­ente à forte performanc­e das unidades de negócio das Matérias-Primas e Rolhas”, refere o banco de investimen­to.

Dada a expectativ­a positiva para a evolução dos resultados da empresa, o banco de investimen­to aponta que estará alerta para a possibilid­ade de a Corticeira avançar com o pagamento de um dividendo extraordin­ário até ao final do ano, prevendo por ora a distribuiç­ão de 0,13 euros por cada ação – contra os 0,16 euros de 2015. F.P.C.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal