Diário de Notícias

Bilbao acusa Atlético de lhe roubar identidade

Bascos dizem que clube de Madrid ficou com o nome, as cores e até o símbolo, em 1903, ano da fundação dos

-

ESPANHA O Athletic Bilbao acusou o Atlético de Madrid de ter roubado o nome, as cores e o símbolo do clube em 1903, cinco anos após a fundação dos bascos. A acusação foi feita no início da semana por Javier Aldazabal, secretário da direção do Bilbau, que não esconde a sua indignação.

“O Athletic é uma marca. Hoje seria impensável alguém chegar e criar o Coca-Cola de Vizcaya, alguém usurpar o nome. Como aconteceu há cem anos, quando usurparam as cores, o nome e o símbolo do Athletic”, disparou o dirigente, explicando depois o processo que aconteceu em 1903, quando da fundação do Atlético de Madrid.

“Um grupo de simpatizan­tes do Athletic Bilbao, na sua grande maioria estudantes, tiveram a ideia de criar em Madrid um clube que juntasse os bascos residentes na capital espanhola. A primeira intenção dos estudantes era fundar mesmo uma equipa nova, mas depois mudaram de ideia para dar lugar à criação de uma filial do Athletic em Madrid, e foi assim que começou o Atlético”, referiu.

Mais de cem anos depois, o dirigente dos bascos, no entanto, não acredita que algo possa ser feito quanto a esta alegada situação.

“O primeiro símbolo era igual ao nosso de então. Atualmente isso seria impensável, pois a marca e o nome comercial estão protegidos. Apropriara­m-se disso e após cem anos de uso pacífico e consentido é complicado fazer alguma coisa contra esta situação, resta-nos a realidade das coisas”, salientou o dirigente durante a assembleia geral do clube.

O Atlético de Madrid, de acordo com a imprensa espanhola, não se quis pronunciar oficialmen­te sobre este assunto, ainda que fontes do emblema onde joga o português Tiago sustentem que o clube foi fundado por pessoas sem qualquer ligação ao Athletic Bilbao.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal