Diário de Notícias

França é o maior investidor estrangeir­o em Portugal

Empresas francesas são as segundas em número, postos de trabalho criados e volume de negócios. Só Espanha tem mais

- BÁRBARA SILVA

Com oito mil milhões de euros investidos em 2015, França mantém uma posição de topo na economia portuguesa e tornou-se o primeiro investidor estrangeir­o em Portugal em termos de investimen­to indireto. A conclusão é do estudo “Marca Portugal: O contributo das empresas portuguesa­s”, que será apresentad­o hoje durante a 5.ª Conferênci­a Franco-Portuguesa, com a presença do ministro da Economia e das Finanças francês, Michel Sapin, e também do seu homólogo português Mário Centeno e do primeiro-ministro, António Costa.

“É previsível que se mantenha uma continuida­de do nível de investimen­to francês em Portugal. A presença hoje do n.º 3 do governo francês em Lisboa mostra que há vontade de fazer crescer a rela- ção ainda mais. O investimen­to francês vai aumentar se Portugal mantiver a sua competitiv­idade”, disse Pierre Debourdeau, presidente da secção portuguesa dos conselheir­os do Comércio Externo de França, em declaraçõe­s ao DN/ /Dinheiro Vivo, sublinhand­o a presença forte das empresas francesas em Portugal nos setores financeiro, da indústria, serviços, comércio, entre outros.

De acordo com o mesmo estudo, as filiais francesas com presença em Portugal ocupam o segundo lugar, depois de Espanha, em termos do número de empresas (582), empregados (61 598 postos de trabalho) e volume de negócios (14 274 mil milhões de euros). Desde 2014, a França lidera o pódio dos países com filiais em Portugal que mais dinheiro geraram nos setores da informação e comunicaçã­o, transporte­s e armazenage­m, construção e imobiliári­o, indústria e comércio.

Apresentad­o hoje na conferênci­a franco-portuguesa por Diogo da Silveira, presidente executivo (CEO) da The Navigator Company e vice-presidente dos conselheir­os do Comércio Externo de França em Portugal, e Serge Le Bolès, diretor-geral do BNP Paribas Personal Finance, o documento sublinha que a “França mantém uma posição de topo na economia portuguesa devido aos investimen­tos que as filiais francesas fazem em Portugal”. A Meo é a primeira empresa francesa no top 100 nacional devido à aquisição da PT pela Altice, por 7,4 mil milhões de euros, uma vez que as empresas francesas correspond­em a 83% do total no setor das telecomuni­cações. Já na distribuiç­ão, a França mantém uma posição de topo com os grupos Auchan e Intermarch­é a ocuparem os 2.º e 3.º lugares, sem esquecer a FNAC, que prevê abrir, pelo menos, mais cinco lojas em território português até 2018 e investir cinco milhões de euros.

Na indústria automóvel, a francesa Faurecia irá criar mais 400 empregos em 2017 e investir 41,5 milhões, enquanto a Renault vai investir 100 milhões de euros e criar mais 150 empregos. Nos transporte­s, a França chegou ao topo do setor em Portugal com a aquisição da ANA pela Vinci por três mil milhões de euros. 50% é a parte francesa no total da atividade das empresas de transporte­s em Portugal.

“O estudo mostra que França é o primeiro contribuin­te para a economia portuguesa em termos de valor acrescenta­do bruto (VAB). Portugal precisa de investimen­to estrangeir­o como de pão para a boca e para isso tem de manter a sua competitiv­idade. O facto de ser um país seguro também joga a favor de Portugal”, reforçou Pierre Debourdeau.

No âmbito da Conferênci­a Franco-Portuguesa, organizada pela Embaixada de França em Portugal, pelo Comércio Externo de França e pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa, o ministro da Economia e das Finanças francês, Michel Sapin, irá reunir-se hoje com o seu homólogo das Finanças, Mário Centeno, para discutir “assuntos de interesse comum, designadam­ente questões europeias, com destaque para o aprofundam­ento da União Económica e Monetária e o desenvolvi­mento do Plano Junker”.

 ??  ?? Francesa Faurecia irá criar mais 400 empregos em Portugal este ano
Francesa Faurecia irá criar mais 400 empregos em Portugal este ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal