Diário de Notícias

Soares, a boa energia do Porto que também motiva André Silva

Domingos e António Sousa elogiam reforço contratado ao V. Guimarães e dizem que ele e o jovem português se complement­am

-

ANDRÉ CRUZ MARTINS FC Porto em simultâneo, “pois têm faro pelo golo e sabem jogar dentro da área ou sair um pouco desse espaço mais central”. Neste momento, André Silva soma 20 golos, 15 na I Liga, que o tornam o melhor goleador português do FC Porto deste século, ultrapassa­do os 19 golos de Postiga em 2002-03. Quanto a Soares, já faturou em 16 ocasiões (14 no campeonato), embora nove tenham sido pelo V. Guimarães.

Domingos Paciência elogia Nuno por ter apostado no imediato em Soares frente ao Sporting, poucos dias depois da sua chegada. E com os resultados que se conhecem, pois marcou os dois golos da vitória (2-1). “Poderia ter tido a tentação de lhe dar algum tempo de adaptação, mas aproveitou o seu bom momento, um pouco à semelhança do que Bobby Robson fez

Frente ao Nacional, no sábado, André Silva e Soares bisaram na goleada por 7-0 com Drulovic, quando chegou do GilVicente” (o sérvio marcou 13 golos na segunda metade da temporada de 1993-94).

António Sousa, outra grande figura do FC Porto, percebeu cedo que Soares iria ser muito importante na estratégia portista. “Disse logo que ele iria ter grande sucesso, não só devido à sua grande qualidade individual e coletiva mas também porque tem uma enorme vontade de vencer. Era óbvio que a equipa precisava de um jogador com as suas caracterís­ticas”, realça. E não se mostra surpreendi­do com a sua veia goleadora. “É normal que esteja a conseguir marcar mais do que no Guimarães, pois uma equipa grande cria mais ocasiões, deixando-o em ótimas condições de finalizaçã­o.”

Na sua opinião, os dois goleadores do FC Porto “complement­am-se, pois têm caracterís­ticas diferentes, com André Silva mais fixo na área e Soares muito cómodo a descair para os flancos”. E não duvida de que esta dupla “irá ficar cada vez mais afinada com o tempo, com André Silva a beneficiar do espaço aberto pelo seu companheir­o de equipa no ataque”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal