Diário de Notícias

Tusk será reeleito presidente contra a vontade da Polónia

Varsóvia apresentou candidato alternativ­o, mas atual presidente goza de “amplo apoio”, disse fonte diplomátic­a ao DN

-

Donald Tusk, na cimeira de Malta, em fevereiro último. O governo do seu país não o apoia JOÃO FRANCISCO GUERREIRO, Bruxelas Os líderes europeus reúnem-se hoje e amanhã em Bruxelas confrontad­os com a necessidad­e de encontrar um rumo para a Europa na era pós-brexit. Os trabalhos de quinta-feira serão marcados pela recondução de Donald Tusk no cargo de presidente do Conselho Europeu – mas o tema é polémico.

Até agora, só é conhecido um país opositor à reeleição do polaco: a própria Polónia. Num movimento inédito, o governo eurocético de Beata Szydlo apresentou outro candidato à liderança do Conselho, esperando que a formação deste órgão, ainda composto por 28 chefes de Estado ou de governo, dê luz verde a Jacek Saryusz-Wolski, um eurodeputa­do desde 2004. SaryuszWol­ski também faz parte da ala direita do Parlamento Europeu, embora esteja em rutura com o líder do Partido Popular Europeu, MaxWeber.

Fontes diplomátic­as comentaram ontem ao final da tarde com o DN que “nada faz prever que Donald Tusk não continue como presidente”. O atual líder do Conselho “goza de um amplo apoio da maioria dos governos”. E Tusk “não precisa” do apoio do governo do seu próprio país, bastado que uma maioria qualificad­a seja a seu favor.

Tusk e Saryusz-Wolski são os únicos candidatos conhecidos, mas “nada impede que haja surpresas”, comentou outra fonte. François Hollande chegou a ser apontado como possível, mas a discussão “não passou da comunicaçã­o social” e, oficialmen­te, “nunca foi colocada”. O facto de as três principais instituiçõ­es ficarem lideradas por membros de uma única família política também “não causa incómodo” entre os 28. Até aqui tem ficado de alguma forma subentendi­do que tal não poderia acontecer.

Amanhã, os líderes europeus reúnem-se num formato de 27 países, sem a presença da primeirami­nistra britânica, Theresa May, para iniciar o debate preparatór­io para a cimeira de Roma dia 25. É de esperar que seja já apresentad­o aos chefes de Estado e de governo um

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal