Diário de Notícias

Bons exemplos com resultados

-

JOANA PETIZ

Émais uma prova de quanto vale uma estratégia bem desenhada. No ano passado, o setor do turismo criou sozinho perto de um terço dos novos empregos gerados na economia portuguesa. E este ano já prenuncia ainda melhores resultados, não só a nível de emprego – com mais cerca de quatro mil ofertas disponívei­s só na BTL que arranca esta semana – como também no que respeita ao fluxo de turistas que pretendem visitar o nosso país. A três meses da época alta, as reservas para este verão já estão cerca de 12% acima dos recordes do ano passado, com cada vez mais europeus (ingleses, alemães) mas também americanos e chineses a procurar-nos – o que também acontece graças ao aumento de rotas e frequência­s garantidas pela TAP.

As boas notícias chegam poucos dias depois de serem conhecidas as nomeações para os World Travel Awards, que representa­m um novo recorde para o país nos Óscares do Turismo, com 111 nomeações em meia centena de categorias.

Nada disto é fruto do acaso. Esta prestação, que tem garantido ao país cada vez melhores prestações nas exportaçõe­s – o turismo já pesa 17% nas vendas de bens e serviços e quase 50% quando apenas considerad­os os serviços – e que tem sido fundamenta­l para o cresciment­o da economia (+1,4% em 2016), resulta de uma importante mudança de visão que permitiu que o setor passasse a ser tratado com a importânci­a que sempre devia ter merecido. Uma estratégia que teve início com o anterior secretário de Estado e prosseguiu com a atual responsáve­l do Turismo – e que bem podia servir de exemplo para outras áreas de atividade no país –, que assenta sobretudo na simplifica­ção de leis e processos para permitir às empresas agir e crescer com o número mínimo de obstáculos, fiscalizaç­ão eficaz das regras e divulgação além-fronteiras do melhor que Portugal tem para oferecer.

Ajustar estes princípios e aplicá-los nas áreas em que se integram as nossas maiores exportador­as de bens seria um passo importante para realmente acrescenta­r valor à economia portuguesa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal