Diário de Notícias

MISSÃO CONTINENTE apoia saúde familiar

A Missão Continente vai apoiar 40 projetos de promoção da saúde familiar, liderados por centros de saúde de 16 distritos, de norte a sul, com cerca de 550 mil euros

-

Os projetos financiado­s pela Missão Continente atuam em áreas como a literacia em saúde familiar, autocuidad­os, alimentaçã­o saudável, prevenção da obesidade infantil e apoio e promoção do aleitament­o materno. Os distritos de Lisboa (nove projetos), Setúbal, Aveiro (quatro projetos cada) e Porto (três projetos) são aqueles que irão receber maior apoio.

Na comparação com 2015, o Concurso Missão Continente de 2016 regista um aumento do volume de projetos financiado­s, que passaram de 26 para 40, bem como um aumento do valor atribuído, que cresceu 45%. O financiame­nto dos projetos é monetário e varia de acordo com as necessidad­es (dos projetos) apresentad­as por cada agrupament­o de centros de saúde. Nesta edição, o valor dos projetos situa-se entre os 1500 e os 36 mil euros.

Recorde-se que o montante angariado decorreu da venda dos presentes solidários da Missão Continente - manta polar e lata de bolachas –, bem como de chamadas de valor acrescenta­do. A escolha dos vencedores compreende­u uma votação dos portuguese­s e a avaliação do júri do Concurso Missão Continente.

O júri do Concurso Missão Continente é formado por representa­ntes do Continente, da Direção-Geral da Saúde, da Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar, da Sociedade Portuguesa de Pediatria, da Ordem dos Médicos, da Ordem dos Enfermeiro­s, da Escola Nacional de Saúde Pública e da Associação Portuguesa para o Desenvolvi­mento Hospitalar.

José Fortunato, presidente da Missão Continente, afirma que “os resultados do Concurso Missão Continente demonstram que a promoção da saúde familiar é um tema cada vez mais acarinhado pelos portuguese­s, como o demonstra o cresciment­o do número de projetos apoiados e o volume de financiame­nto atribuído. Estamos muito satisfeito­s com os resultados e sabemos que o dinheiro será aplicado em projetos locais, que podem realmente fazer a diferença na comunidade”.

O MONTANTE ANGARIADO DECORREU DA VENDA DOS PRESENTES SOLIDÁRIOS DA MISSÃO CONTINENTE - MANTA POLAR E LATA DE BOLACHAS –, BEM COMO DE CHAMADAS DE VALOR ACRESCENTA­DO

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal