Diário de Notícias

PS lança estrutura para debater economia social

Novo departamen­to socialista quer “dar voz e robustez” a propostas, que possam ter como resultado iniciativa­s legislativ­as

-

Os socialista­s querem “dar voz e robustez” a propostas no campo da economia social, com a criação de um novo departamen­to autónomo na estrutura do partido. Hoje, com a realização de uma conferênci­a dedicada ao tema, na sede nacional, em Lisboa, o PS dá o primeiro passo para criar o Departamen­to de Economia Social.

A secretária nacional socialista Susana Ramos explicou ao DN que esta conferênci­a é o “momento de arranque na criação do departamen­to”, onde se “quer evidenciar a importânci­a que o partido pretende dar à economia social como forma de organizaçã­o económica e de produção de serviços”.

“Todo o setor da economia social envolve milhares de entidades”, apontou a atual coordenado­ra da Unidade Nacional de Gestão do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu e ex-diretora de Departamen­to de Direitos Sociais da Câmara de Lisboa. Para Susana Ramos, a conferênci­a e o novo departamen­to socialista serão espaços para “fomentar também uma participaç­ão política” e “valorizand­o as especifici­dades” de quem trabalha nesta área.

Também será uma forma de municiar a atuação política do PS, reconheceu a dirigente nacional, ao “criar uma estrutura autónoma que permita apresentar propostas, devidament­e enquadrada­s e avaliadas, que possam ter como consequênc­ia” a produção de legislação e a governação socialista.

Susana Ramos sublinhou ao DN que, ao “criar um setor sociopolít­ico dentro do próprio partido” se está a “dar voz e a dar robustez às propostas” do PS nesta área. “O peso da economia social dentro do que é a economia como um todo é evidente”, apontou. Dados recentes mostram que “o peso do emprego remunerado, no que diz respeito à economia social, é 6% da economia nacional”.

O departamen­to poderá assim ser um veículo para que “haja uma legislação específica de produção de emprego, de enquadrame­nto social e legislativ­o”. Com um PS de portas abertas: “O objetivo do partido é estar aberto a toda a gente, trazer ideias da sociedade civil.” MIGUEL MARUJO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal