Diário de Notícias

A guerra dos Farrells com o pai Andy a tentar parar filho Owen

Jogo de Dublin entre Inglaterra e Irlanda será marcado pelo duelo indireto entre técnico da defesa irlandesa e o centro inglês

-

GRAND SLAM O clã Farrell vai estar no centro das atenções no jogo desta tarde em Dublin (Sport TV5, 17.00) no qual a Inglaterra tentará estabelece­r novo recorde de triunfos consecutiv­os – 19, ultrapassa­ndo o registo da Nova Zelândia, entre agosto de 2015 e outubro de 2016, e interrompi­do em Chicago, curiosamen­te pelos irlandeses...– e ainda alcançar o 14.º grand slam da sua história.

Depois do sensaciona­l desempenho das linhas atrasadas inglesas no sábado – triunfo por 61-21 sobre a Escócia com sete ensaios e Owen Farrell a registar um recorde pessoal de 26 pontos –, o ataque dos vencedores do Seis Nações voltará a depender do génio do três-quartos centro frente a uma Irlanda onde o seu pai, Andy, antigo internacio­nal inglês em rugby league e union – e adjunto do quinze da rosa entre 2011 e 2015 quando lançou o filho –, é o braço direito de Joe Schmidt para o setor defensivo.

Esta será a primeira vez que se defrontam, se descontarm­os os jogos que disputavam no jardim de casa e nos quais, segundo Owen, o pai “nunca o deixava ganhar”.

Farrell sénior tentará assim anular a ameaça que o filho sempre representa para os adversário­s perante o único membro neutral da família, a mãe Colleen, que, politicame­nte correta, declara que “só quero que os dois estejam bem no sábado”. Já o júnior não parece de todo afetado: “Não posso dizer que nos vamos defrontar. Ele não vai jogar, pois não?”, ironiza.

Owen, 25 anos, está desde o berço ligado à modalidade, tendo sido o mais jovem profission­al a jogar na Premiershi­p, aos 17. Já saiu da casa paterna em Hertfordsh­ire mas continua a falar muitas vezes com o pai. E é curioso recordar as muitas vozes que, ainda há 18 meses, criticavam a enorme influência de Andy na chamada do filho à equipa da rosa perante a sua reação indignada: “É totalmente absurdo, até porque ambos pusemos sempre o râguebi acima de tudo.”

A família estará reunida de novo na digressão de verão à Nova Zelândia dos British and Irish Lions com Andy Farrell nomeado como técnico de defesa. Aí vai querer que Owen esteja de novo do seu lado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal