Diário de Notícias

O AR É DE TODOS

Jardim-Escola João de Deus pioneiro em iniciativa de responsabi­lidade ambiental

-

Os Jardins-Escola João de Deus foram dos primeiros a abrir portas ao projeto “O Ar é de Todos”, uma iniciativa que pretende sensibiliz­ar alunos dos 5 aos 9 anos para a importânci­a da qualidade do ar, estimuland­o o seu sentido crítico através, entre outras formas, de jogos, canções e obras criativas.

Através de ações de sensibiliz­ação criativas, alunos do 1.º ao 4º ano de escolarida­de receberam com entusiasmo um desafio que os convida a ter um papel ativo na sociedade e a compreende­r que pequenos passos podem melhorar a qualidade do ar que respiram.

Através de uma viagem pela cidade, escola e casa, o desafio é para que se converse sobre o ar, a sua importânci­a, as maiores fontes de poluição assim como sobre o que cada um pode fazer para melhorar a sua qualidade. Depois desse percurso, todos são convidados a estimular a criativida­de e a partilhar com os colegas pequenas ideias/medidas que imaginam que podem melhorar a qualidade do ar que respiram.

Na sala de aula, esta ação de conscienci­alização divide-se em dois grandes momentos. O primeiro, convida todas as crianças, através de jogos e exemplos práticos, a compreende­r que gestos podem contribuir para um consumo inteligent­e do ar e dos recursos, com menos emissões perigosas e estilos de vida mais saudáveis. O segundo, desafia-os a serem agentes da mudança: através da criação de cartazes, artigos, canções, trabalhos plásticos e outros, o convite é para que se envolvam na iniciativa respondend­o a um concurso nacional que vai premiar o trabalho mais criativo.

O desafio “O Ar é de Todos” está a ser lançado no âmbito do projeto europeu LIFE Index Air, com o apoio da União Europeia, já foi testado em Londres e tem como manifesto alertar a comunidade para a problemáti­ca da qualidade do ar e convocá-la para a tomada de ações conducente­s a uma melhoria da qualidade do ar.

Para António Ponces de Carvalho, diretor dos Jardins-Escola João de Deus, esta iniciativa reveste-se de especial importânci­a porque permite “conscienci­alizar os alunos, desde cedo, para o impacto ambiental de todas as ações do ser humano, bem como mostrar-lhes através de exemplos práticos como pequenos gestos podem, de facto, fazer a diferença”.

ATRAVÉS DE UMA VIAGEM PELA CIDADE, ESCOLA E CASA, O DESAFIO É PARA QUE SE CONVERSE SOBRE O AR, A SUA IMPORTÂNCI­A, AS MAIORES FONTES DE POLUIÇÃO, ASSIM COMO SOBRE O QUE CADA UM PODE FAZER PARA MELHORAR A SUA QUALIDADE

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal