Diário de Notícias

Egor cria método mais eficaz para implementa­r procedimen­tos nas lojas da EDP

Para diminuir erros na aplicação de novos procedimen­tos nas lojas de atendiment­o ao cliente EDP, a Egor criou um modelo de boas práticas que transforma a informação massuda em ações de formação dinâmicas e eficazes. O DN apresenta aqui os 15 finalistas do

-

“O modelo chama-se Mercúrio, porque o deus do Mercúrio é o deus da comunicaçã­o e da fluidez da informação”, disse Elisabete Roxo, referindo que o método consistiu em transforma­r a informação de processo mais sistematiz­ada “numa informação mais simpática, com uma dinâmica que fosse mais facilmente absorvida pelos assistente­s”. A diretora da Egor Outsourcin­g explicou que, na gestão das lojas EDP, enfrentava­m “alguma dificuldad­e, num tempo reduzido, em implementa­r eficazment­e os procedimen­tos”, admitindo que “isto levava-nos a ter depois algumas inconformi­dades”.

A Egor decidiu então criar “um modelo que nos garanta que, de facto, a passagem destas informaçõe­s é rápida e eficaz”. Elisabete Roxo garante que houve “uma melhoria significat­iva logo dos resultados” que vieram a ser confirmado­s pelas auditorias. “Quando se implementa um procedimen­to, depois existem as auditorias para perceber se o procedimen­to está a funcionar ou não. E de facto as não conformida­des reduziram-se significat­ivamente, o que quer dizer que este passo, esta decisão mostrou os seus resultados e é este o caminho”, referiu.

Elisabete Roxo explicou que foi criado um passo intermédio entre o recebiment­o de informação a partir da EDP e a passagem dos detalhes para os assistente­s de loja, acrescenta­ndo elementos estimulant­es à informação para que fosse facilmente assimilada pelos trabalhado­res. “Olhamos para a informação, transforma­mos a informação em formação, ou seja, produzimos uns slides com algumas coisas engraçadas para que, quando fôssemos transmitir aos assistente­s uma informação que, normalment­e, não é muito atraente, ela tivesse por trás alguma coisa que os fizesse recordar a informação e, aí, ficava retido e, no dia a seguir, as pessoas com mais facilidade lembravam-se do que deviam fazer ou o que é que se estava a alterar”, enunciou. Elisabete Roxo destacou a importânci­a dos resultados para a EDP porque “o meu cliente tem a garantia de que o procedimen­to está a ser implementa­do”, acrescenta­ndo que “se a EDP altera o procedimen­to e eu não o consigo implementa­r ficamos só pela teoria”.

A Egor colabora com a EDP desde 2008 e, neste momento, é responsáve­l por 16 lojas em todo o país, que empregam 180 trabalhado­res. As lojas da EDP fazem atendiment­o ao público, gerindo todo o tipo de pedidos, desde a abertura de novas contas a esclarecim­ento de questões de faturação, assim como a realização de cobranças.

Elisabete Roxo destacou o trabalho “pioneiro” da Egor porque “as lojas da EDP estavam a ser geridas por funcionári­os diretament­e da EDP e a dada altura a empresa decidiu que queria pôr esta área em outsourcin­g e fez-nos esse desafio”.

A diretora de Outsourcin­g da Egor explicou que “tivemos de ir absorvendo as lojas, recrutar e formar pessoas para fazer esta gestão” de forma gradual, o que se tornou um desafio com responsabi­lidades acrescidas.

“Claro que isto é um desafio significat­ivo, quer para nós quer para a própria EDP, porque nós somos a cara da EDP perante o cliente”, referiu Elisabete Roxo, acrescenta­ndo que “o cliente não sabe nem é isso uma preocupaçã­o dele, se o funcionári­o que o está a atender pertence à EDP, se não pertence, se é subcontrat­ado. Para o cliente aquele é o representa­nte da EDP. Isso é uma responsabi­lidade muito grande para nós, nós estamos ali a representa­r o cliente e tudo o que fazemos é em nome do nosso cliente. Isso traz-nos, como é óbvio, uma responsabi­lidade acrescida”.

Boas práticas

A Egor é finalista ao Prémio EDP Partners 2016, na categoria de partilha de boas práticas, e tem vindo a apresentar candidatur­as para os galardões “desde o início”.

“Achamos que é uma boa prática que nos trouxe resultados e vale a pena partilhar e vale a pena também perceber que, dentro da cadeia toda de fornecedor­es, este também contribui para o sucesso do cliente”, justificou Elisabete Roxo.

A EDP promove, desde 2012, a iniciativa EDP Partners, um prémio de reconhecim­ento de méritos dos seus fornecedor­es em Portugal e Espanha, de forma a distinguir as melhores ideias e parceiros do Grupo EDP, que primem pela excelência e que promovam boas práticas em áreas-chave para a competitiv­idade das empresas fornecedor­as e do grupo.

Neste ano, o Prémio EDP Partners contou com 15 finalistas nas categorias de relação com o cliente, partilha de boas práticas, inovação, prevenção e segurança e desenvolvi­mento sustentáve­l.

 ??  ?? Elisabete Roxo, diretora da Egor Outsourcin­g, explicou que os resultados foram imediatos
Elisabete Roxo, diretora da Egor Outsourcin­g, explicou que os resultados foram imediatos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal