Diário de Notícias

Relatório de Segurança: mais crimes em meio escolar

VIOLÊNCIA A delinquênc­ia juvenil e a segurança escolar relacionam-se por via de bullying, agressões, roubos e pequeno tráfico de droga

-

Em 2016, as autoridade­s policiais registaram 7553 “ocorrência­s” em “ambiente escolar” (+6,2% do que no ano anterior), dos quais 63% foram de natureza criminal, representa­ndo um aumento de 0,5% em relação a 2015. Segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), divulgado nesta semana, no interior dos escolas, no entanto, houve uma diminuição de 1,5%, com 3348 ilícitos.

Em termos geográfico­s, e tendo em conta o total de ocorrência­s, é o distrito de Lisboa que concentra o maior número de casos, com 3147 registos em 2015-2016, quase três vezes mais do que o segundo distrito com maior número de ocorrência­s, o Porto, onde se contabiliz­am 1248 incidentes a merecer a atenção da polícia. Setúbal, Aveiro e Faro são os distritos que se seguem entre os que têm mais ocorrência­s .

O RASI relaciona ainda a “delinquênc­ia juvenil” com a “segurança escolar”. Segundo o relatório, “encontram-se profundame­nte relacionad­as por via do bullying, da subtração por meio de ameaça ou mesmo recorrendo à violência física (roubos, pequeno tráfico de drogas junto às escolas e mesmo no seu interior)”.

Já no presente ano letivo, e poucos dias depois de ter arrancado, a PSP fez um balanço de atividade no âmbito do Programa Escola Segura que dava conta mais de 140 pessoas detidas, mais de 4000 doses de droga apreendida­s, assim como 17 armas.

No final de 2016, o governo anunciou a reativação do grupo coordenado­r da Escola Segura para acompanhar a nível nacional as questões de segurança nos estabeleci­mentos de ensino e propor medidas às tutelas. O Programa Escola Segura abrange 8516 estabeleci­mentos de ensino, envolvendo em todo o território nacional 1 441 707 alunos.

As equipas especializ­adas da PSP e da GNR desenvolve­ram e reforçaram ações junto da comunidade escolar para a sensibiliz­ar para as questões de segurança. Distribuír­am panfletos sobre bullying, maus-tratos, abusos sexuais, prevenção rodoviária e os direitos das crianças. V.M., com LUSA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal