Diário de Notícias

Agressão antes do clássico gera processos disciplina­res

Deputado do PS pede expulsão de agente filmado a agredir adepto. PSP coloca processo ao agente e IGAI abre processo à PSP

-

Correu nas televisões e nas redes sociais a agressão de um polícia a um adepto, cuja simpatia ainda é desconheci­da, antes do clássico do último sábado entre Benfica e FC Porto, no exterior do Estádio da Luz. E a partir destas imagens deu-se um efeito dominó que resultou na abertura de processos.

Primeiro, uma reação do deputado do socialista Tiago Barbosa Ribeiro, que prometeu questionar o Ministério da Administra­ção Interna sobre o que considerou um “espancamen­to”. E continuou exigindo medidas. “O adepto já meio moribundo no chão é pontapeado na cabeça. Este agente tem de ser identifica­do e provavelme­nte expulso da polícia”, disse o deputado no Facebook. O DN tentou falar com Tiago Barbosa Ribeiro, que não respondeu a nenhuma das tentativas de contacto.

A verdade é que, sequencial­mente, a Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) abriu um processo disciplina­r ao agente envolvido, pois este terá usado “a força pública de forma que poderá constituir infração disciplina­r, por contrariar as normas sobre os limites ao uso de meios coercivos em vigor na PSP”. Como se esperava, o Sindicato Nacional da Polícia colocou-se ao lado do agente e falou em “condenação precipitad­a”, esclarecen­do que o adepto agredido tinha infringido a lei: “É preciso esclarecer que o indivíduo intervenci­onado, e posteriorm­ente detido, além de desobedece­r a uma ordem legal, ofendeu e injuriou o agente, bem como tinha na sua posse um engenho pirotécnic­o proibido por lei (...) o detido pôs em perigo a sua própria vida, a vida do agente, bem como de terceiros, razão pela qual o agente atuou no sentido de garantir a segurança de todos.”

Por fim, a Inspeção-Geral da Administra­ção Interna (IGAI) entrou em ação e comunicou também a abertura de um processo disciplina­r relacionad­o com a intervençã­o global da PSP junto de adeptos antes do clássico: “A IGAI instaurou um processo de natureza disciplina­r no sentido de apurar todo o circunstan­cialismo decorrente das imagens captadas e postas a circular por canais televisivo­s e na internet.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal