Diário de Notícias

Doping jamaicano encoberto? COI nega acusações

Televisão alemã ARD revela que vários sprinters jamaicanos acusaram substância clembutero­l antes de Pequim 2008

-

Depois do escândalo russo chegou a vez do escândalo jamaicano? Uma reportagem da televisão alemã ARD, a mesma que destapou o caso do doping de Estado na Rússia, revelou que vários sprinters jamaicanos apresentav­am vestígios da substância proibida clembuterb­ol no organismo, antes dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, mas que isso teria sido encoberto pelo Comité Olímpico Internacio­nal (COI) e pela Agência Mundial Antidopage­m, informação que foi já ontem rejeitada pelo COI.

De acordo com a reportagem da ARD, reanálises efetuadas recentemen­te às amostras de urina recolhidas em 2008 revelaram níveis positivos de clembutero­l. No entanto, foram considerad­as negativas e o COI nem sequer deu início formal a uma investigaç­ão, apesar de detetada a presença da substância proibida – o clembutero­l é um broncodila­tador que facilita a recuperaçã­o. Nenhum nome dos atletas jamaicanos foi revelado.

Segundo o COI, “as quantidade­s mínimas de clembutero­l detetadas, abaixo de 1ng/ml, estavam dentro dos parâmetros que indiciam possíveis casos de consumo de carne contaminad­a”, disse o organismo em comunicado, garantindo que foram encontrado­s casos semelhante­s referentes a atletas de “vários países e vários desportos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal