Diário de Notícias

“Nos tribunais não houve uma modernizaç­ão. Continuam a trabalhar como há 50 anos, perpetuand­o rotinas”

-

A ministra da Justiça, Francisca van Dunem, e a ministra da Modernizaç­ão Administra­tiva, Maria Manuel Marques, encerraram o debate destacando outras duas medidas do plano de modernizaç­ão da Justiça que estiveram em destaque no debate: o programa Tribunal Mais, com um novo conceito de balcão único de atendiment­o no piso térreo dos tribunais portuguese­s, e ainda o conceito de Espaço Óbito, que também agregará no mesmo local serviços públicos e privados para maior comodidade dos cidadãos.

“A possibilid­ade de chegar e tratar de vários assuntos ao mesmo tempo, em vez de se deslocar a sítios múltiplos, é um grande avanço no que diz respeito à resposta do Estado aos cidadãos. O Espaço Óbito é um bom exemplo disso, numa altura em que as pessoas estão mais fragilizad­as e têm mais dificuldad­e em saber o que fazer. Assim, podem chegar e tratar de tudo com maior celeridade”, referiu a ministra. Ainda na lógica de balcão único, a titular da pasta da Justiça referiu ainda que, com o Tribunal Mais, o balcão de atendiment­o no piso térreo dos tribunais vai permitir um maior acesso aos cidadãos, exceto em questões que implicam privacidad­e. “A nossa lógica é a de criação de vários balcões únicas que prestem serviços múltiplos e tenham capacidade para ter um atendiment­o de maior qualidade ao nível da interação com os cidadãos.”

Também presente no debate esteve a ministra da Presidênci­a e da Modernizaç­ão Administra­tiva, Maria Manuel Leitão Marques, que destacou as boas práticas na Justiça. “É essencial assegurar a colaboraçã­o entre entidades, para prestar os serviços públicos como os cidadãos estão à espera: no mesmo sítio e não espalhados. Para não andar a pedir aos cidadãos sempre a mesma informação. O futuro dos serviços públicos é antecipar as necessidad­es dos cidadãos”, referiu a ministra no encerramen­to do balanço dos primeiros 12 meses de implementa­ção das medidas dos seis eixos principais do Programa Nacional de Reformas, no qual a Justiça desempenho­u um papel principal. Ambas as governante­s destacaram a importânci­a de “testar” em laboratóri­o todas as medidas de modernizaç­ão do Estado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal