Diário de Notícias

Brexit causa apreensão no setor

A saída do Reino Unido vai representa­r uma quebra de três mil milhões de euros anuais no orçamento de 80 mil milhões da PAC

-

IMPACTO internamen­te e em Bruxelas, que “Portugal tem de lutar para manter o seu orçamento”. Até agora o governo tem relativiza­do esse impacto para Portugal.

João Machado lembrou muito em particular a responsabi­lidade da União Europeia e dos Estados Unidos, com políticas agrícolas muito fortes, para que seja possível aos agricultor­es respondere­m àquilo para que apontam várias projeções, ou seja, de que vai ser necessário produzir mais para combater o previsível défice alimentar nas próximas décadas. que há países a defenderem alterações no sistema das ajudas à produção, que poderão obrigar a novos ajustament­os para os agricultor­es portuguese­s.

Neste contexto, as confederaç­ões de agricultor­es têm à sua frente um longo e árduo caminho de lobby junto das instituiçõ­es comunitári­as .

A esse propósito, o presidente da CAP referiu que é já uma tradição que as confederaç­ões de agricultor­es portuguesa­s e espanholas trabalhem juntas em Bruxelas em intensa colaboraçã­o para a defesa da agricultur­a dos seus países.

A agroindúst­ria está, de resto, cada vez mais interligad­a com investimen­tos cruzados nos dois lados da fronteira, embora com maior presença de empresas espanholas em Portugal, em particular desde que o país passou a contar com Alqueva, o maior lago artificial da Europa como infraestru­tura de rega das mais modernas do mundo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal