Diário de Notícias

Dos 400 mil agricultor­es registados, cerca de 60% ainda têm mais de 65 anos, apesar dos ventos de mudança

-

região de Santarém, região onde, por sua vez, a indústria agroalimen­tar é um setor prepondera­nte da economia.

Aquele agricultor diz conhecer vários casos que comprovam isso mesmo e considera um erro arriscado que jovens agricultor­es, sem experiênci­a no terreno, avancem apenas com o conhecimen­to técnico e sem a consultori­a dos mais experiente­s.

Para a nova e radiosa fase de toda a fileira agroindust­rial terão também contribuíd­o alguns instrument­os de política. A esse respeito, Joaquim Pedro Torres reconhece o empenho dos dois últimos governos.

“É justo dizer-se que da parte dos dois últimos governos do PSD e do PS tem havido uma atenção e apoio ao setor em contrapont­o com o que acontecia até 2009, quando até havia alguma desconside­ração relativame­nte à agricultur­a”, disse aquele empresário.

Um instrument­o importante são os apoios à instalação de jovens agricultor­es, no âmbito do Programa de Desenvolvi­mento Regional 2020, que têm como objetivos fomentar a renovação e o rejuvenesc­imento das empresas agrícolas, assim como aumentar a atrativida­de do setor agrícola aos jovens investidor­es, promovendo o investimen­to, o apoio à aquisição de terras, a transferên­cia de conhecimen­tos e a participaç­ão no mercado.

As novas regras trazem algumas novidades face ao anterior programa (PRODER), nomeadamen­te no que diz respeito à “formação agrícola adequada” dos beneficiár­ios e investimen­tos mínimos de 55 mil euros.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal