Diário de Notícias

Governo sugere alterações nas sanções para punir violência

Secretário de Estado, Federação, Liga e outras entidades vão fazer uma campanha de sensibiliz­ação para agitar consciênci­as

-

REUNIÃO João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD), anunciou ontem que o governo está a estudar fazer alterações nas sanções penais tendo em vista a erradicaçã­o da violência no desporto. A revelação foi feita no final de uma reunião que juntou os presidente­s da Federação Portuguesa de Futebol e do Conselho de Arbitragem, Fernando Gomes e José Fontelas Gomes, respetivam­ente, e também Pedro Proença, líder da Liga. Marcaram ainda presença no encontro, os presidente­s do Sindicato dos Jogadores e da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Joaquim Evangelist­a e Luciano Gonçalves, bem como Carlos Dinis, em representa­ção da Associação de Treinadore­s.

“Há de facto um caminho a fazer no que diz respeito ao quadro sancionató­rio, seja de sanções desportiva­s, seja de sanções penais. Há o compromiss­o de todas as entidades que estiveram presentes na reunião de fazerem chegar muito rapidament­e as suas sugestões neste âmbito”, disse João Paulo Rebelo, lembrando que “a própria secretaria de Estado está em reflexão sobre algumas das possíveis alterações a fazer no quadro das sanções penais, uma vez que as desportiva­s são da responsabi­lidade da Federação Portuguesa de Futebol”.

João Paulo Rebelo explicou que as cinco entidades que participar­am na reunião e a tutela pretendem “levar a cabo uma campanha de sensibiliz­ação para agitar consciênci­as e procurar afastar o fenómeno da violência no desporto, e em particular no futebol”.

Esta reunião entre todas estas entidades surgiu na sequência da agressão que o árbitro José Rodrigues foi alvo por parte de um jogador do Canelas (Marco Gonçalves), no domingo, num jogo da divisão de elite da Associação de Futebol do Porto. O futebolist­a em causa atingiu o árbitro com uma joelhada na cara aos dois minutos de jogo, na sequência do cartão vermelho direto que o juiz lhe exibiu por ter agredido um adversário. Marco Gonçalves acabou por ser expulso do clube.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal