Diário de Notícias

A ficção eleitoral

-

A minha crónica na semana passada sobre a ficção eleitoral estimulou um debate interessan­te nas redes sociais. De forma alguma entendo que o direito à alienação e ao irrealismo em nome de uma qualquer esperança vã não deva ser respeitado. Acontece que, pessoalmen­te, não gosto de exercer esse direito, daí que continuare­i a defender que os candidatos devem ser forçados a explicar aos eleitores os seus planos de governabil­idade antes do ato eleitoral, em vez de tolerar que se possam refugiar em evasivas ou cenários irrealista­s (todos vamos ter maioria absoluta, todos vamos ganhar as eleições).

É, no contexto das próximas eleições autárquica­s, que fica a minha sugestão de que algum jornal, consórcio de jornais ou mesmo blogger com algum tempo livre faça um registo online para os 308 concelhos (percebo que apenas seja possível para um número mais limitado) com os compromiss­os já assumidos, ou a serem assumidos nos próximos meses, pelos vários candidatos em termos de cumprirem todo o mandato como presidente ou vereador da oposição (neste caso, acumulando ou não com outros cargos políticos). Seria um serviço público aos eleitores e uma referência transparen­te para o futuro.

Para ajudar ao começo da lista, deixo a nota que o candidato do PSD na cidade do Porto, Álvaro Almeida, amavelment­e me fez chegar: caso não ganhe, assumirá o lugar de vereador na oposição sem pelouro, continuand­o a sua docência na Universida­de do Porto. Mais transparen­te não pode ser. Ouçamos, pois, os compromiss­os assumidos pelos restantes candidatos, quer em caso de vitória quer em caso de derrota, nos 308 concelhos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal