Diário de Notícias

45 mortos em quedas de aeronaves nos últimos oito anos

Acidente de ontem causou cinco mortos. Quatro estavam no aparelho e outro no solo

- ANA BELA FERREIRA

Desde 2009 registaram-se 51 acidentes com aviões, ultraleves, avionetas e helicópter­os, que vitimaram 45 pessoas. Cinco delas no acidente de ontem, o mais grave dos últimos anos, segundo os dados oficias mais recentes. Uma aeronave suíça caiu em Tires, junto ao supermerca­do Lidl, com quatro pessoas a bordo, a quinta vítima era uma pessoa que estaria no parque de descargas de um supermerca­do.

Ainda está a decorrer a investigaç­ão ao acidente que aconteceu por volta do meio-dia. Fonte oficial do GPIAAF – Gabinete de Prevenção e Investigaç­ão de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviári­os referiu, à Lusa, que a aeronave descolou do aeródromo de Tires pelas 12.00, tendo-se despenhado cerca de dois mil metros depois da descolagem.

As vítimas são três franceses, um suíço, não se conhecendo ainda a identidade da quinta. De acordo com testemunha­s, a aeronave terá explodido no ar, causando ainda um incêndio ao embater numa habitação e um anexo. Os nove habitantes ficaram desalojado­s.

A indicação dada pela Proteção Civil é de que o aparelho se dirigia para Marselha, em França. O acidente acabou também por ser notícia em França e na Suíça (entre outros países), mas ninguém ainda avançava com a identidade dos ocupantes. Sabendo-se apenas que o aparelho pertencia à Symbios Orthopaedi­cs, uma empresa especializ­ada em próteses ortopédica­s, com sede emYverdon Les Bains, na Suíça, indicou o aeródromo.

No local esteve o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a acompanhar as operações de socorro, que mobilizara­m 93 operaciona­is e 33 viaturas.

A queda da aeronave provocou ainda quatro feridos ligeiros, por inalação de fumo, dois dos quais foram assistidos no local e os outros dois transporta­dos para o Hospital de Cascais. Não se registaram vítimas entre os funcionári­os do supermerca­do.

Este foi o primeiro acidente mortal do ano com aeronaves, tendo apenas ocorrido um outro, a 23 de março, em Ponte de Sor. A aeronave tinha apenas uma pessoa a bordo – o aluno piloto – que perdeu o controlo e colidiu com a margem de um riacho paralelo à pista. O aluno sofreu ferimentos ligeiros.

Desde 2009, registaram-se uma média de seis acidentes por ano em Portugal, num total de 51, segundo os dados do GPIAAF. O ano com mais acidentes foi 2015, com 11 e sete mortos. O mais mortífero foi 2012: 10 mortos em nove acidentes. Ao longo destes oito anos, 45 pessoas morreram em acidentes que envolveram ultraleves, helicópter­os ou avionetas.

 ??  ?? No local estiveram 93 operaciona­is e 33 viaturas
No local estiveram 93 operaciona­is e 33 viaturas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal