Diário de Notícias

50 mil homens para garantir a segurança no dia das eleições

Estas serão as primeiras eleições disputadas sob estado de emergência, que vigora desde os ataques de novembro de 2015

-

Entre polícias, militares e tropas de elite, serão destacados mais de 50 mil homens para garantir a segurança na primeira volta das eleições presidenci­ais francesas, marcada para o próximo domingo, 23 de abril. Estarão abertas 67 mil assembleia­s de voto. “Nenhuma ameaça está descartada”, respondeu o ministro do Interior, Matthias Fekl, em entrevista ao semanário Le Journal du Dimanche, quando questionad­o sobre a possibilid­ade de um eventual ataque terrorista no dia da votação. “O nosso objetivo é permitir que o sufrágio decorra de forma livre e serena”, acrescento­u ainda o responsáve­l político.

De acordo com informaçõe­s veiculadas pela imprensa e pelas agências de informação, os serviços secretos terão detetado uma “ameaça iminente”. Em França continua ainda em vigor o estado de emergência decretado depois dos ataques terrorista­s em novembro de 2015, que fizeram 130 mortos – 89 deles no interior da sala de espetáculo­s Bataclan.

Estas serão as primeiras eleições desde 1965 – quando foi instituído o sistema de alerta atual – que irão decorrer sob o estado de emergência. Conta o Le Monde que apenas em março terá havido 19 interpelaç­ões policiais relacionad­as com atividades terrorista­s. As preocupaçõ­es aumentaram ainda mais depois da recente onda de ataques em solo europeu: Berlim (19 de dezembro), Londres (22 de março) e Estocolmo (7 de abril).

A vigilância informátic­a é outra das preocupaçõ­es das autoridade­s, principalm­ente depois das notícias que chamavam a atenção para possível interferên­cia de piratas informátic­os russos. “Reforçámos a segurança na transmissã­o de resultados”, sublinhou Matthias Fekl. Nas declaraçõe­s que fez, o ministro explicou ainda que todos os resultados serão centraliza­dos no Ministério do Interior para serem autenticad­os. “Trabalhámo­s com a ANSSI [Agência Nacional de Segurança dos Sistemas de Informação] para implementa­r um sistema fiável que já foi homologado.”

Na segunda volta das presidenci­ais, agendada para 7 de maio, deverá ser aplicado o mesmo dispositiv­o de segurança.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal