Diário de Notícias

“As promoções vieram para ficar”

CONSUMO Cerca de 44% dos produtos mais vendidos nos hipermerca­dos são comprados em promoção, segundo a APED

-

Os hábitos dos consumidor­es portuguese­s alteraram-se significat­ivamente no decurso da crise financeira e mantiveram-se. Hoje, 44% dos produtos mais vendidos, ou seja, quase metade são comprados em promoção.

Os dados são avançados pela diretora-geral da APED, Ana Isabel Trigo de Morais, que não hesita em dizer que “as promoções vieram para ficar”, até porque os consumidor­es habituaram-se a comprar os produtos com descontos e estão dispostos a esperar por eles.

“Depois de anos muito difíceis para as famílias, os consumidor­es estão hoje mais atentos e inteligent­es e o fator preço joga um papel cada vez mais decisivo”, alerta.

Gerir a oportunida­de das promoções é também, por essa razão, parte da estratégia do setor do arroz. “Hoje vive-se muito das promoções. Se houver um maior esforço de promoções concentrad­o no arroz carolino o seu consumo também deverá aumentar”, prevê António Valente Marques, do Arroz Caçarola.

O empresário de Oliveira de Azeméis assume que “estamos ainda a viver uma época difícil e o consumidor opta pelo produto mais barato”.

O facto de o arroz carolino produzido em Portugal ter, em regra, um custo de produção 15 cêntimos mais alto do que outras variedades importadas é uma desvantage­m concorrenc­ial, que o setor espera agora inverter com o desenvolvi­mento de novas sementes que prometem maior produtivid­ade por hectare.

Para além da campanha promociona­l que o setor está em vias de dinamizar, em torno do arroz carolino, a diretora-geral da APED defende que essa aposta seja também potenciada junto do setor da hotelaria e do turismo.

“A gastronomi­a é um dos fatores mais importante­s na atração de turistas para Portugal e é uma oportunida­de aproveitar o cresciment­o ímpar do turismo para induzir o arroz típico português”, considera Ana Isabel Trigo de Morais.

Aquela responsáve­l lembrou, a propósito, a existência de um protocolo entre o governo e a Casa do Arroz, no âmbito do programa Portugal Sou Eu, para apoiar a divulgação do arroz nacional. “A APED representa a grande distribuiç­ão, mas também a pequena e a média distribuiç­ão”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal