Diário de Notícias

Uma viagem pelos misterioso­s caminhos do cérebro

Para os mais novos e para os não tão novos, Cá Dentro mostra-nos como é o cérebro e o tanto que ainda nos falta saber

-

MARIA JOÃO CAETANO Depois de ter publicado Lá Fora, um livro que era um guia para descobrir a natureza que nos rodeia, no campo ou na cidade, todos os dias do ano, os responsáve­is da Planeta Tangerina ficaram logo com vontade de fazer um Cá Dentro. Mas o que seria esse “cá dentro”? Atividades para fazer dentro de casa? Os segredos do centro da Terra? O que acontece dentro do corpo humano? Hum e se fosse uma viagem dentro da nossa cabeça, ou seja, pelo nosso cérebro?

É isso mesmo que acontece neste Cá Dentro – Guia para Descobrir o Cérebro, que agora chega às livrarias, com textos de Isabel Minhós Martins e Maria Manuel Pedrosa e ilustraçõe­s de Madalena Matoso: uma longa viagem de mais de 360 páginas pelos recantos do cérebro de maneira a que todos possam perceber (ou, pelo menos, perceber aquilo que nos é possível perceber). “Sempre achei incrível o facto de já viajarmos a outros planetas e o funcioname­nto do cérebro humano permanecer ainda tão misterioso”, diz Isabel Minhós Martins sobre as motivações que a levaram a este projeto. “Ou seja, conhecermo­s o que é tão longínquo e desconhece­rmos o que nos é tão próximo.”

“Cá dentro tens um cérebro. Mas só sabes que tens um cérebro porque tens um cérebro cá dentro.” É assim que começa a viagem. Com pequenas constataçõ­es, aparenteme­nte simples, sobre o que é isto de ter um cérebro, as suas funções e o seu funcioname­nto. Depois, à medida que passamos as páginas, as coisas vão-se tornando cada vez mais complexas.

Fazer este livro foi também um processo de aprendizag­em para as autoras. “Interessav­a-nos o pensamento, a memória, a criativida­de. Mas sabíamos muito pouco sobre o funcioname­nto do cérebro e tivemos de mergulhar no assunto. Depois apercebemo-nos que é infinito, o cérebro está ligado a tudo. Nem os cientistas sabem tudo”, explica Isabel Minhós Martins.

Para fazer este livro, as autoras contaram com um grupo de “revisores”, cujo trabalho foi essencial: Ana Rita Fonseca (doutorada em neurociênc­ias), Ana Valverde (neurologis­ta), Dina Mendonça (investigad­ora de filosofia), Joana Rato (investigad­ora em neuropsico­logia), Patrícia Correia (investigad­ora em neurociênc­ias) e Paulo Pires do Vale (professor universitá­rio de práticas artistas e processos pedagógico­s).

Destinado a leitores adolescent­es e aos seus pais, Cá Dentro tem diferentes níveis de leitura e diferentes portas de entrada: há o lado mais científico (os mapas do cérebro, o funcioname­nto dos neurónios) mas há também uma grande parte mais prática: os sentidos, as emoções, a aprendizag­em, a memória; de que forma o cérebro determina aquilo que fazemos ou de que maneira aquilo que fazemos influencia o nosso cérebro.

Se explicar a complexida­de do cérebro de maneira simples (já é um enorme desafio, imagine-se como terá sido difícil a tarefa da ilustrador­a Madalena Matoso. O recurso às comparaçõe­s resulta lindamente: vemos o cérebro como uma colmeia onde as abelhas não param de trabalhar, percebemos melhor o que é isso de ter consciênci­a do “eu” se nos imaginarmo­s com duas cabeças, uma a falar com a outra, olhar para a comunidade como um puzzle feito de diferentes cérebros ajuda-nos a perceber porque é que precisamos uns dos outros.

Cá Dentro já está à venda mas a sessão de lançamento será só no dia 12 de maio, na Fundação Champalima­ud, em Lisboa.

Cá Dentro

 ??  ?? O nosso cérebro só se completa em ligação com os outros cérebros que com ele relacionam
O nosso cérebro só se completa em ligação com os outros cérebros que com ele relacionam
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal