Diário de Notícias

ENTRE MARIANA E UMA CASA EM CHAMAS

-

Saudade › Editado em 1994, foi o primeiro grande sucesso de Katherine Vaz. Saudade conta a história de Clara, jovem surda nascida nos Açores e a busca por uma linguagem própria.

Mariana › Baseando-se numa das mais famosas histórias de amor de todos os tempos, a que nos chegou através das Cartas Portuguesa­s, de uma freira portuguesa, publicadas anonimamen­te em 1669, o romance de Katherine Vaz recria o drama de Mariana Alcoforado e o país em que viveu. No Portugal do século XVII, Mariana, então com 11 anos, é obrigada a entrar para o convento, para escapar à guerra com Espanha. Impotente face à decisão do pai, submete-se, mas anseia pelo dia em que poderá regressar à família e à liberdade. Até que um regimento francês chega à cidade: o rosto de um oficial a cavalo, uma fortuita troca de olhares e, por fim, o encontro. Mariana, já quase com 20 anos, deixa-se dominar por uma paixão cega e inflamada pelo capitão Noel Bouton. Mas a notícia dessa relação rapidament­e se difunde e causa escândalo. Bouton é mandado regressar a França. Destruída, Mariana escreve-lhe, sem resposta, cartas apaixonada­s.

Fado e Outras Histórias

› Coletânea de textos antes publicados em revistas, este Fado e Outras Histórias tem o “fatalismo português a gravitar até ao absoluto”, como o descrevia em 1997 o New York Times, pegando nas palavras de uma das personagen­s. Todas elas partilham essa origem portuguesa, além de lutarem contra as suas ambiguidad­es e conflitos. Celebração do “drama das vidas individuai­s”, ainda segunda o NYT, o livro venceu o prémio literário Drue Heinz. Nossa Senhoras das Alcachofra­s › Imersa no ambiente da comunidade portuguesa da Califór-nia, Nossa Senhora das Alcachofra­s é um conjunto de histórias cheias de incenso e orações, em que a religiosid­ade se mistura com o mundo do comércio e das autoestrad­as. Nelas, Katherine Vaz leva o leitor até ao mundo de uma mãe que perdeu a filha que sofria de sinestesia e a sua luta para ultrapassa­r essa perda, de um doente de sida que recusa sair da casa que ocupa em Lisboa e até de uma aparição da Virgem Maria nos tempos modernos.

A vida amorosa de um animador assistente

› Na mais recente coletânea de contos de Katherine Vaz, publicada este mês nos EUA, a escritora conta as histórias atribulada­s de um vendedor perseguido por um cliente, de uma atriz de meia-idade que fascina um jovem animador de estúdio ou das memórias de uma filha das esculturas de gelo feitas por uma mulher que tinha um caso com um advogado rico.

Viver numa Casa em Chamas

› Katherine descreve-o como uma mistura entre Alice no País das Maravilhas e A Rapariga Que Roubava Livros. O novo livro da escritora vai ser publicado no início de 2018 e conta a busca pelo busto de Virgílio, inspirando-se numa partida que os alunos do pai da escritora lhe pregavam: roubar o busto de Virgílio que o professor tinha no gabinete.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal