Diário de Notícias

Aliança inaugura nova sede de mil milhões de euros

Sede fica situada junto à antiga, num espaço de 41 hectares. Construção foi decidida em 1999 e demorou 12 anos a completar

-

BRUXELAS É um complexo de oito edifícios de sete andares, cujas linhas arquitetón­icas evocam a imagem de dedos entrelaçad­os, símbolo da unidade entre os 28 Estados membros, que será hoje inaugurado em Bruxelas e onde a Aliança Atlântica passará a ter a sua sede.

O conjunto de edifícios, ligados entre si, está integrado num complexo de 41 hectares e teve um custo de mil milhões de euros. Além do corpo central de edifícios existem outras estruturas de apoio e espaços verdes. Está situado junto à atual sede e a escultura de sete metros de altura por sete de largura, conhecida como “Estrela da NATO”, que aqui se encontrava, já foi transferid­a para diante da fachada de vidro do novo edifício.

Com 251 980 mil metros quadrados de espaços de trabalho e lazer, o complexo foi construído com soluções inovadoras, das quais se destaca, entre as que foram reveladas, a ventilação natural e telhados que serão cobertos de vegetação.

A sua construção iniciou-se em 2005, sendo o projeto da autoria do gabinete de arquitetos Assar, sob encomenda do Ministério da Defesa belga. E será hoje entregue à NATO. A decisão de construir a nova sede foi tomada na cimeira de chefes de Estado e de governo de 1999, que decorreu emWashingt­on.

A construção do novo edifício esteve envolvida em alguma controvérs­ia, tendo sido criticada a dimensão do projeto, considerad­a “megalómano” por alguns e também o facto de ter sido largamente ultrapassa­do o valor inicial previsto, que era de cerca de 660 milhões de euros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal