Diário de Notícias

BES. 90% dos lesados aceitam acordo. Primeira verba em julho

Primeira tranche será até 30% do valor investido e a verba remanescen­te é paga até 2019

- FILIPE PAIVA CARDOSO

Até ao dia de ontem, penúltimo do prazo, mais de 90% dos quatro mil “lesados do BES” tinham manifestad­o interesse em aderir à proposta elaborada entre governo, associação e autoridade­s de supervisão. Esta proposta visa devolver até 75% dos valores aplicados – mas nunca mais de 250 mil euros – aos investidor­es não qualificad­os em instrument­os de dívida emitidos pela Espírito Santo Internacio­nal e pela Rioforte e vendidos aos balcões do BES, Best e BES Açores. A primeira tranche, no valor de até 30% do total investido por aplicação, deverá ser paga já em julho.

“Já contabiliz­ámos 90% de adesões em termos de aplicações totais, para uma taxa de aprovação de 99,6%”, avançou Ricardo Ângelo, presidente da Associação de Lesados do BES, ao DN/Dinheiro Vivo. Ao final da tarde de ontem, eram menos de 10% os visados pela proposta que ainda não se tinham pronunciad­o sobre a mesma, com a associação a contabiliz­ar o chumbo de apenas nove clientes – num total de quatro mil, donos de 2100 aplicações em títulos de entidades do GES.

Hoje ainda deverá decorrer uma reunião do grupo de trabalho que preparou a solução, para confirmar o avanço da mesma. Ricardo Ângelo referiu ainda que a constituiç­ão do fundo (ver em baixo) não deverá encontrar dificuldad­es na aprovação parlamenta­r. Este fundo será o responsáve­l por ressarcir os lesados até 2019, financiand­o-se para o efeito junto da banca e tendo acesso a uma garantia estatal.

 ??  ?? António Ramalho satisfeito pela proposta
aos lesados ter sido “muito bem recebida”
António Ramalho satisfeito pela proposta aos lesados ter sido “muito bem recebida”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal